O USO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DOS NÚMEROS DECIMAIS NO ÂMBITO DA FOTOGRAFIA, DOS JOGOS MATEMÁTICOS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

  • José Edielson da Silva Neves UEPB
  • Aníbal Menezes Maciel Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

É recorrente o debate sobre a Matemática na Educação Básica, que gira em torno da melhor estratégia para ensinar esse conhecimento. Uns defendem que essa disciplina seja ensinada por meio da memorização de fórmulas e algoritmos ou levando em conta sua principal essência - de ser um conhecimento estritamente abstrato. Por outro lado, o Movimento de Educação Matemática prioriza outro aspecto, o de que ela seja aplicável à vida das pessoas e à Ciência, como instrumento de solução e desenvolvimento de possíveis situações reais, a partir das quais passaríamos às generalizações matemáticas – aspecto defendido neste artigo, cujo objetivo foi o de refletir sobre o uso de recursos didáticos no ensino de matemática, mais precisamente, o uso pedagógico da imagem fotográfica, de jogos matemáticos e de novas tecnologias. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Abel Barbosa da Silva, localizada em Areia – PB, envolveu alunos participantes do Programa Mais Educação e apresentou uma experiência metodológica em que foram utilizados os elementos citados para o ensino de números decimais, juntamente com valores de alimentos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Para isso, recorremos a autores como Lorenzato (2006), Passos (2006), Carlos (2006), entre outros. Como resultado, conseguimos uma ótima participação dos alunos no projeto aplicado e uma melhora significativa na aprendizagem do conteúdo matemático envolvido.

Palavras-chave: Fotografia jogos. Ensino de matemática. Números decimais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edielson da Silva Neves, UEPB

Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática.

Aníbal Menezes Maciel, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba FPB

Mestre em Educação pela Universodade Federal da Paraíba

Especialista em Educação pela Universidade de Campina Grande

Bacharel e Licenciado em Matemática

Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Departamento de Matemática, Área de pesquisa: Educação Matemática

Referências

BELLO, SAMUEL E. L.; BASSOI, TÂNIA S. A Pedagogia de projetos para o ensino interdisciplinar de matemática em cursos de formação continuada de professores. Educação Matemática em Revista, Ano 10, nº 15, dezembro 2003, pp. 29-38 (Revista Da Sociedade Brasileira de Educação Matemática).

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino fundamental - Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 1998.

CARLOS, E. J. O texto-imagem e a Educação de Jovens e Adultos. Revista Conceitos, João Pessoa, v.6, n.14, 2006.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. pp. 18-43.

LIMA, E. S.; NEVES, J. E. S.; LIMA, W. M. P. B. Panfletos de supermercado: um recurso didático no ensino dos números decimais. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciência, 2017, João Pessoa. Anais do IV CONAPESC. Campina Grande.

MACIEL, Aníbal de M. Possibilidades pedagógicas do uso da imagem fotográfica no âmbito do livro didático de Matemática. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2015. 222p.

PAZ, Maria G. RIBEIRO, Flávia M. O ensino da Matemática por meio de novas tecnologias. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/modelos/agosto_2013/pdf/o_ensino_da_matematica_por_meio_de_novas_tecnologias.pdf. Acesso em: 25 mai. 2017.

SANTOS, Marcelo A. dos. Novas tecnologias no ensino de matemática: possibilidades e desafios. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tics/101092011085446.pdf. Acesso em: 25 mai. 2017.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Práticas de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: infância e práticas educativas. Maringá - PR, 2007. Disponível em: <http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_0.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2017.

Downloads

Publicado

10-11-2018

Como Citar

Silva Neves, J. E. da, & Maciel, A. M. (2018). O USO DO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DOS NÚMEROS DECIMAIS NO ÂMBITO DA FOTOGRAFIA, DOS JOGOS MATEMÁTICOS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS. Revista Discurso &Amp; Imagem Visual Em Educação, 2(1), 100–114. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rdive/article/view/40791

Edição

Seção

Sistematizações de Estudo ou Experiência