O USO PEDAGÓGICO DA IMAGEM NOS CURSOS DE BASE DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO POPULAR (GUARABIRA – PB), DE 1982 A 1986
Resumo
O Serviço de Educação Popular (SEDUP) foi criado como uma entidade de prestação de serviços e de assessoria a diversos movimentos sociais populares da região do Brejo Paraibano. Inicialmente, era um órgão da Igreja Católica, que atendia a questões sociais não ligadas à religião. Trabalhou para movimentos sindicais, organização de mulheres trabalhadoras, associações de categorias profissionais ou de bairros, pequenos produtores agrícolas (hoje conhecidos como agricultura familiar) etc. Além de acompanhar pequenos projetos de tecnologia alternativa agrícola e grupos de alfabetização de adultos, realizou cursos de base, destinados a oferecer formação política e sindical para os agricultores da região. Escolhemos, neste trabalho, tratar do uso pedagógico da imagem nesses cursos e recolhemos dados da dissertação de Mestrado ‘Assessoria e movimento popular: um estudo do Serviço de Educação Popular’, de minha autoria, somados com registros escritos em forma de relatórios semanais feitos pelos membros que participaram desses cursos na época, entre os anos de 1982 e 1986, e estudos teóricos que analisam o envolvimento da Igreja Católica brasileira com setores populares e com a Educação Popular, dos anos de 1970 a 1980. Trata-se de um estudo de caso, mas com serventia para se compreenderem outros acontecimentos de teor equivalente. Uma contribuição válida para os tempos de agora, quando a diversidade de práticas que se dizem populares ou em favor dos “marginalizados” dilui a noção de pertencimento a uma classe ou segmento social. Vive-se vaidades individualizadas de pequenos grupos, imersos em tempos líquidos, cada vez mais fechados em si mesmos, que não se somam em um projeto comum.
Palavras-chave: Educação Popular. Uso pedagógico da imagem. Classe social.
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