Relationship Between Academic Performance and The Level of Use of Metacognitive Strategies For Self-Regulated Learning
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2022v10n3.61498Resumo
Objetivo: analisar a relação entre o desempenho acadêmico e o nível de uso de estratégias metacognitivas de aprendizagem autorreguladas por estudantes de contabilidade. Metodologia: a abordagem do estudo foi quantitativa, utilizando análise fatorial exploratória, modelagem de equações estruturais e regressão linear múltipla para responder à pergunta da pesquisa. A amostra do estudo compreendeu inicialmente 107 estudantes de Contabilidade na modalidade de ensino presencial de três universidades públicas que responderam integralmente ao instrumento de pesquisa.
Análise de resultados: os dados foram processados primeiro por meio de uma análise fatorial exploratória, que permite a indicação da quantidade necessária de fatores, para definir os construtos utilizados nas equações estruturais. Além disso, uma regressão múltipla foi realizada para verificar as estratégias que influenciam no desempenho.
Conclusões: indicam que os alunos que se autoavaliam e procuram ajuda de professores, colegas ou especialistas são os que obtêm o melhor desempenho acadêmico. Assim, pode-se concluir que o desempenho acadêmico pode estar relacionado ao nível de uso das estratégias metacognitivas da aprendizagem autorregulada.
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