O debate em torno do Movimento pela Anistia nas Igrejas Evangélicas: posicionamentos e tensões no caso das Igrejas Luterana e Metodista

Autores

  • Adriano Henriques Machado
  • Heloisa de Farias Cruz

Resumo

O Movimento pela Anistia, ocorrido no Brasil na segunda metade dos anos 1970, foi um momento de grande importância no processo de abertura política e tornou-se um elemento chave na luta pela redemocratização do país. Dessa forma, o presente artigo analisa como tal movimento foi compreendido no meio evangélico brasileiro, com destaque para as igrejas em que essa temática teve uma maior discussão, no caso a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Metodista (IM), através dos debates e das polêmicas existentes entre os membros e grupos dessas instituições publicados em seus respectivos órgãos oficiais: o “Jornal Evangélico” e o “Expositor Cristão”. Com isso, busca-se fazer um exame dos diferentes posicionamentos existentes no interior dessas Igrejas a respeito da ditadura militar brasileira até aquele momento, de toda a discussão que envolvia a temática da Anistia, bem como o debate em torno da atuação sócio-política dessas denominações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

HENRIQUES MACHADO, A.; DE FARIAS CRUZ, H. O debate em torno do Movimento pela Anistia nas Igrejas Evangélicas: posicionamentos e tensões no caso das Igrejas Luterana e Metodista. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 161–190, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/22262. Acesso em: 28 abr. 2024.