“Os capangas de Deus” contra “os filhos da viúva” : intelectuais conservadores e antimaçonismo em Pernambuco (1930-1945)

Autores

  • Augusto Cézas Acioly Paz Silva

Resumo

O presente artigo procura analisar os conflitos que foram sendo estruturados entre setores do laicato e da intelectualidade católica e os maçons durante a Era Vargas. Observando, como a intolerância e o antimaçonismo, eram aspectos importantes no interior destes conflitos e da própria relação entre estes setores. Além de lançar um olhar e analisar, como a produção destes segmentos através de obras pertencentes a biblioteca dos setores ligados ao laicato católico, mais especificamente, os congregados marianos, além de publicações relacionadas a este laicato, contribuíram numa visão conservadora e antimaçônica, que passava pela associação dos maçons como agentes de uma política que simpatizava com comunismo e o judaísmo, dentro da visão do complô-maçônico-judaico-comunista, tão largamente explorado pelos intelectuais católicos durante as décadas de 1930 e 40.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

ACIOLY PAZ SILVA, A. C. “Os capangas de Deus” contra “os filhos da viúva” : intelectuais conservadores e antimaçonismo em Pernambuco (1930-1945). Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 217–239, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/22264. Acesso em: 27 abr. 2024.