ARTIGO LIVRE: Concepções e ritos de morte na Jurema paraibana
Resumo
As religiões afro-brasileiras se constituem num universo múltiplo e multifacetado, de modo que além do campo de estudos afro ser relativamente jovem, determinadas modalidades de religiões afro-brasileiras receberam maior atenção da academia em relação às demais. No caso da Jurema, devido à concentração dos estudos na tradição jeje-nagô, o interesse por essa religião afro-indígena como preferem denominar alguns autores, ainda se mostra mais tardio se comparada às demais religiões afro-brasileiras, pois mesmo sua presença sendo notada nos denominados Candomblés de Caboclo pelos autores pioneiros , passa, ainda assim, praticamente ignorada ou despercebida por esses mesmos autores . Este trabalho se encontra no contexto de uma pesquisa maior, que têm como objetivo o estudo da Jurema na capital paraibana, portanto, o caráter da pesquisa é ainda incipiente. Com base na pouca bibliografia existente sobre a questão e nos valendo da pesquisa de campo em andamento, temos como objetivo mostrar as concepções e ritos de morte na Jurema paraibana, com o intuito de perceber proximidades e distinções em relação às concepções e ritos fúnebres já mais estudados e conhecidos, como é o caso do candomblé jeje-nagô.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.