O espiritismo nos livros didáticos de história: a diversidade religiosa em questão
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2017v14n1.35173Resumo
Neste artigo buscamos refletir como a História escolar aborda o fenômeno religioso. Realizamos um mapeamento da diversidade religiosa apresentada nas obras didáticas, tanto na escala global quanto no âmbito nacional. Diante dos resultados, delimitei um segmento religioso específico presente na História pátria. Aprofundamos nossas reflexões acerca da História do Espiritismo. Como a História peculiar desta religião estaria aparecendo nos livros didáticos? Optamos tratar da problemática investigativa por uma abordagem qualitativa. Definimos como fontes impressas da pesquisa três coleções de livros didáticos de História, destinadas ao segundo segmento do ensino fundamental, publicadas nesta última década. Através do movimento das análises surgiram diversas inquietações. Nossa intenção foi montar um quadro que permitisse vislumbrar como o fenômeno religioso surge na trilha narrativa das coleções e mais especificamente como o Espiritismo aparece no cenário da diversidade religiosa brasileira. Identificamos lacunas existentes sobre a História dos diversos segmentos religiosos, bem como o silenciamento das múltiplas opções construídas no campo religioso brasileiro a partir do Império, mas principalmente do período republicano. Observamos assim que as coleções deixaram de explorar o potencial formativo que o estudo da diversidade religiosa sob o ponto de vista histórico poderia trazer. Não problematizaram ou secundarizaram o fenômeno religioso como objeto de estudo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.