As voltas da religião: o desenvolvimento histórico da Umbanda

Resumo

O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, sendo parte de uma pesquisa realizada em 20173. Caracteriza-se por um histórico da Umbanda, desde sua fundação, no ano de 1908, até a contemporaneidade. O seu objetivo é problematizar a trajetória da Umbanda – principalmente – para aquelas pessoas que possuem pouco conhecimento da religião umbandista. Outro propósito é apontar as influências que o contexto político, econômico e social trouxe para a formação e expansão da Umbanda. A religião possui mais de um século. Sua trajetória sofreu influências do seu tempo, sem contar as influências religiosas. São várias influências dentro de uma mesma religião, o que permite uma vasta exploração e estudo.

Biografia do Autor

Stéfani Martins Fernandes, Universidade Franciscana
Formada no Curso Normal pelo Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, em Santa Maria – RS (2009). Graduada em História pela Universidade Franciscana – UFN, de Santa Maria/RS (2017). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UNIFRA/CAPES, do período de 2013 a 2017. Mestranda pela Universidade Franciscana, no curso Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens. Graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Franciscana. Foi monitora de Educação Especial na E.M.E.F. Fontoura Ilha, da cidade de Santa Maria – RS, pela parceria CIEE-UFN. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES - Código de Financiamento 001.
Leonardo Guedes Henn, Universidade Franciscana
Possui graduação em História - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professor adjunto do Curso de História e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria/RS. Tem experiência no ensino de História na Escola Básica e no Ensino Superior, principalmente nas áreas de História do Século XX, História do Brasil, História da Educação, Ensino de História e Teoria da História. No que diz respeito aos temas de pesquisa, atua principalmente com os seguintes objetos: Marxismo, Movimentos Sociais, História da Educação e Ensino de História, Canções e História.
Publicado
2019-01-20