O currículo decolonial: da reflexão à prática intercultural

Autores

  • João Alberto Steffen Munsberg (UNILASALLE) UNILASALLE - Universidade La Salle - Canoas/RS
  • Henri Luiz Fuchs (UNILASALLE) UNILASALLE - Universidade La Salle - Canoas/RS
  • Gilberto Ferreira da Silva (UNILASALLE) UNILASALLE - Universidade La Salle - Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.44085

Resumo

Ao se pensar a educação brasileira desde o local, objetiva-se apresentar considerações sobre possibilidades de decolonização da formação docente, mediante a formação para a interculturalidade no âmbito da academia. Para tanto, realizou-se estudo de cunho bibliográfico exploratório, com reflexões a partir de aportes teóricos de pensadores preferencialmente latino-americanos. Desse modo, observa-se que a interculturalidade se constitui em estratégia viável para a decolonização do currículo de formação docente no Brasil. Conclui-se, pois, que é necessário investir na formação de docentes e discentes na perspectiva da “colaboração intercultural”. Palavras-chave: Currículo; formação docente; decolonização; educação intercultural; colaboração intercultural.

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Biografia do Autor

João Alberto Steffen Munsberg (UNILASALLE), UNILASALLE - Universidade La Salle - Canoas/RS

Doutorando em Educação - UNILASALLE Mestre em Educação - UNILASALLE Especialista em Metodologia do Ensino Superior - UNISINOS Licenciado em Ensino Evangélico - CSET - IECLB Licenciado em Geografia - UNISINOS Licenciado em Estudos Sociais - UNISINOS

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

(UNILASALLE), J. A. S. M.; (UNILASALLE), H. L. F.; (UNILASALLE), G. F. da S. O currículo decolonial: da reflexão à prática intercultural. Religare, [S. l.], v. 16, n. 2, p. p.593–614, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.44085. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/44085. Acesso em: 20 dez. 2024.