O nascimento da boa mulher cristã: notas sobre a experiência de mulheres adictas em uma comunidade terapêutica religiosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.47506

Resumo

O presente artigo pretende apresentar e analisar a trajetória feminina no que tange ao desenvolvimento da dependência química e a busca por recuperação da mesma. Para tanto, serão enfocados os relatos de mulheres em tratamento contra a dependência química entrevistadas entre os anos de 2016 e 2018, durante a pesquisa de campo em uma comunidade terapêutica de perfil religioso localizada na cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, igualmente serão esmiuçados os relatos das dirigentes da comunidade terapêutica em questão. Diante dos dados obtidos, a principal conclusão aqui exposta é de que os processos de afastamento do uso de drogas e de transformação em mulher cristã ocorrem simultaneamente na medida em que a retórica religiosa ganha sentido para as mulheres em tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Targino, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ - UCAM

Possui bacharelado em Ciências Sociais (2008), licenciatura em Ciências Sociais (2008), mestrado em Ciências Sociais (2010) e doutorado em Ciências Sociais (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Também possui pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2018). Atualmente é professora no Programa de Pós-graduação em Sociologia Política do IUPERJ-UCAM, professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e coordenadora de pesquisa vinculada à Rutgers University - New Jersey. Tem experiência em Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Antropologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Pentecostalismo, Renovação Carismática Católica e discursos religiosos acerca da dependência química.

Wania Mesquita

Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF. Graduada (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1995-1996), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/SBI (1998) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/SBI (2003). Pós-doutorado/ Estágio Sênior da CAPES no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2015). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Urbanas e Regionais - GEPUR, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e participante do Cevis-Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade, do DT-CRELIG - Dinâmicas Territoriais, Cultura e Religião e do Grupo de Estudos do Cristianismo. Integrante do PROGRAMA INCT Observatório das Metrópoles (2015-2020). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidade, pobreza urbana, desigualdades sociais, juventude e sociabilidade.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

TARGINO, J.; MESQUITA, W. O nascimento da boa mulher cristã: notas sobre a experiência de mulheres adictas em uma comunidade terapêutica religiosa. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 205–232, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.47506. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/47506. Acesso em: 26 abr. 2024.