Farinha, banana e peixe assado: etnografia da pesca artesanal, cultura e religiosidade popular na vila de Manguinhos (ES), com base nas falas do pescador Antônio Bino.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.49859Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir para a composição de uma etnografia cultural da pesca na vila de Manguinhos, localidade litorânea situada no município da Serra (ES). Associada a esta cultura pesqueira, analisaremos aspectos de uma religiosidade popular vinculada ao Congo, manifestação artística e religiosa característica da região. Vamos nos pautar pelo olhar de um de seus principais protagonistas para construir cenas desta “história pesqueira”: Antônio Bino, um famoso mestre de pesca da região, cujos depoimentos foram registrados em um estudo etnográfico realizado entre os anos de 1970 e 80, por uma das autoras do presente artigo. Em um segundo momento do texto, faremos uma breve análise da condição da vila de Manguinhos na contemporaneidade, quando os territórios do trabalho pesqueiro passam a ser relegados a segundo plano, em meio às intensas transformações urbanísticas e sociais trazidas pelo turismo de massa que se instala na região desde o fim da década de 1980.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.