Antes e depois da conversão na Umbanda: a construção de um circuito afetivo-representacional religioso.

Autores

  • Renê dos Santos Spezani Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM/RJ)
  • Antônio Marcos Tosoli Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Margarida Maria Rocha Bernardes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Magno Conceição das Mercês Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Pablo Luiz Santos Couto Centro de Ensino Superior de Guanambi
  • Rachel Verdan Dib Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mariana Luiza de Oliveira Fleury Iniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.50480

Resumo

A conversão religiosa é um fenômeno complexo e relevante para a compreensão do comportamento humano, uma vez que pode contribuir para o estabelecimento de novos sentidos para a vida das pessoas. Dessa forma, o objetivo que norteou a condução desse estudo consiste em descrever a construção do circuito afetivo-representacional de médiuns de Umbanda, tomando-se como referência o período anterior e posterior a sua conversão religiosa. Trata-se de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, desenvolvida com 15 médiuns de Umbanda, em duas instituições religiosas localizadas no Município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro.  Os dados foram coletados mediante a aplicação de instrumento de contextualização dos sujeitos e entrevistas semiestruturadas e analisados com base nas proposições da Teoria Ego-ecológica e análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que. a construção do circuito afetivo-representacional dos médiuns de Umbanda é mediada por conhecimentos prévios e posteriores à conversão na religião e emerge a partir de um processo dialógico psico-contextual de vivências. Verifica-se que a conversão na Umbanda ocasionou impactos positivos objetivos e subjetivos sobre a vida e a forma de ser dos participantes do estudo. Conclui-se que a compreensão do universo simbólico implícito na construção do circuito afetivo-representacional dos médiuns pesquisados e das repercussões positivas que a religião os oportuniza no cotidiano podem servir de estímulo para o desenvolvimento de novos estudos e de políticas mais eficazes para desconstrução do preconceito e intolerância à Umbanda, conformando avanços no campo da religiosidade e da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renê dos Santos Spezani, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM/RJ)

Doutor em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM/RJ).

Antônio Marcos Tosoli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Doutor em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Professor titular da área de Enfermagem em Doenças Contagiosas do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Margarida Maria Rocha Bernardes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).  professora do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra, Ministério da Defesa (ESG/MD).

Magno Conceição das Mercês, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências da Vida no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Pablo Luiz Santos Couto, Centro de Ensino Superior de Guanambi

Mestre em Enfermagem na Linha Gênero, Mulher e Saúde pela Escola de Enfermagem da UFBA. Coordenador e docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UniFG (Centro de Ensino Superior de Guanambi). 

Rachel Verdan Dib, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mariana Luiza de Oliveira Fleury, Iniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

DOS SANTOS SPEZANI, R.; TOSOLI GOMES, A. M.; ROCHA BERNARDES, M. M.; CONCEIÇÃO DAS MERCES, M.; SANTOS COUTO, P. L. .; VEDAN DIB, R.; DE OLIVEIRA FLEURY, M. L. Antes e depois da conversão na Umbanda: a construção de um circuito afetivo-representacional religioso. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 299–323, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.50480. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/50480. Acesso em: 24 abr. 2024.