Pensamento teológico crítico latino-americano: o legado de Rubem Alves e Marcella Althaus-Reid.

Autores

  • Claudio de Oliveira Ribeiro Atua, principalmente, nos seguintes temas: pluralismo religioso, teologia e cultura, antropologia teológica, cristologia, ecumenismo, pastoral popular, eclesiologia, pneumatologia, ciências da religião e direitos humanos. Atua na área de assessoria à comunidades eclesiais de base, organismos ecumênicos e movimentos inter-religiosos.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.51262

Resumo

A pesquisa trata de vertentes teológicas protestantes que marcaram criticamente a Teologia Latino-Americana da Libertação. Entre os resultados mais destacados da pesquisa estão os que contribuem para o aprofundamento e revisão do método teológico latino-americano, sobretudo o redimensionamento da linguagem e a valorização das dimensões da corporeidade, da sexualidade e do prazer. Metodologicamente, sistematizamos as questões em um quadro cuja descrição está organizada em dois momentos. O primeiro deles privilegia a contribuição do teólogo Rubem Alves, em especial com a recriação da linguagem teológica, a teopoética, e com a valorização de elementos simbólico-poéticos e lúdicos vistos como tradução das concepções teológicas fundamentais da fé. O segundo momento enfatiza a teologia feminista e queer de Marcella Althaus-Reid, com destaque para as reflexões em torno das temáticas relativas às questões de gênero, ao cotidiano, às narrativas de vidas alternativas e à busca de lógicas inclusivas e de justiça social. É realçado também o método que a autora denominou “suspeita sexual”, que abarca os questionamentos às visões patriarcais, à heteronormatividade, e demias formas ideológicas de compreender a sexualidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

RIBEIRO, C. de O. Pensamento teológico crítico latino-americano: o legado de Rubem Alves e Marcella Althaus-Reid. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 178–204, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.51262. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/51262. Acesso em: 28 mar. 2024.