Proteção dos direitos dos povos originários na Índia:uma reconstrução da identidade Advasi como identidade indígena a partir dos Estudos Advasis

Autores

  • Vanessa Corsetti Gonçalves Teixeira UNESP
  • Mario Cesar Marques Gemaque Vilhena

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.53986

Resumo

A emergência dos Estudos Adivasis ao longo das últimas décadas vem prestando a essas comunidades o serviço de dar visibilidade a suas demandas e especificidades. Contudo, na medida em que se tornam cada vez mais visíveis como sujeitos de direito nos debates sobre identidade, identidade indígena e direito ao desenvolvimento, os povos Advasis revelam a dificuldade da ciência do direito em incorporar formas complexas de identidades. Neste artigo, realizamos uma revisão dos estudos que têm as comunidades Adivasis como objeto. Concluímos se incluírem, esses estudos, em um campo complexo que envolve diversas áreas do conhecimento científico – como o direito, arqueologia, antropologia, história agrária, história ambiental, estudos subalternos, estudos indígenas e economia do desenvolvimento. Em seguida, contextualizando os avanços desses estudos, localizamos como a reestruturação da identidade adivasi a partir do sujeito de direito indígena, como definido no direito internacional, poderia permitir maior aderência das especificidades culturais desses povos na gramática de direitos, facilitando, portanto, a tradução das demandas por reconhecimento desses povos para a linguagem da luta por direitos. A partir dos temas e avanços dos estudos adivasis pudemos identificar certas oportunidades de inclusão da causa destas comunidades na linguagem da luta por direitos, em que, ainda que sem uma padronização das estratégias do movimento adivasi de acordo com os parâmetros ocidentais, sua denominação como povos indígenas, no debate político viabiliza um encaminhamento mais adequado de suas demandas políticas, sociais e simbólicas por reconhecimento, direitos históricos e participação nas decisões fundamentais da vida de seu país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Corsetti Gonçalves Teixeira, UNESP

Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo, pesquisadora pós-doutoranda pela UNESP-Franca. 

Mario Cesar Marques Gemaque Vilhena

Advogado, mestre em direito pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

CORSETTI GONÇALVES TEIXEIRA, V.; MARQUES GEMAQUE VILHENA, M. C. . Proteção dos direitos dos povos originários na Índia:uma reconstrução da identidade Advasi como identidade indígena a partir dos Estudos Advasis. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 141–177, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.53986. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/53986. Acesso em: 23 abr. 2024.