As Políticas Ambientais Brasileiras e a Mídia Internacional
Um estudo de caso sobre o governo Bolsonaro e sua repercussão na sociedade internacional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n15.55411Resumo
A intenção do presente artigo é compreender de que forma as políticas ambientais do Brasil e os pronunciamentos feitos pelo presidente Bolsonaro, sua equipe e o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles à respeito do meio ambiente são refletidos na mídia internacional. Para realizar a investigação, foram analisadas diversas notícias em jornais online que refletem nas medidas ambientais tomadas pelo Governo Bolsonaro, assim como os próprios pronunciamentos feitos pelo Presidente, pelo Ministro Salles e pelo restante de sua equipe de governo. Foi concluído que a mídia internacional é dotada de poder simbólico ao difundir informações e acontecimentos para a sociedade internacional, e que o jornalismo, por tanto, tem a capacidade de gerar constrangimentos quando os posicionamentos da sociedade civil internacional são contrários às decisões tomadas pelo governo. Porém, no caso brasileiro, esse constrangimento ainda não surtiu efeito, visto que o Presidente e sua comitiva de governo não mudam sua posição de negligência ambiental, mesmo quando confrontados pela mídia internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).