Uma educação feminista decolonial para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina

A experiência da Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe

Autores

  • Ana Laise Siqueira de Andrade Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)
  • Rislayne Vidal Freire de Moraes Centro Universitário Tabosa de Almeida –ASCES-UNITA
  • Emiliane de Melo Gomes Centro Universitário Tabosa de Almeida –ASCES-UNITA

Resumo

O presente trabalho busca compreender, por meio da atuação da Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe (RSMLAC), de que maneira a pedagogia popular feminista pode ser utilizada como prática decolonial no âmbito dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (DSDR). Este estudo caracteriza-se pelo caráter descritivo realizado a partir de uma metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. Para compreensão da temática escolhida, na primeira seção, apresenta-se a base teórica com as definições de DSDR e as noções de decolonialidade e gênero, na segunda seção, objetiva-se na descrição de iniciativas feministas de educação popular direcionadas à garantia dos direitos, e, por último, há o alinhamento entre a temática escolhida, os DSDR, e a abordagem decolonial para a análise de iniciativas, levando em conta o conceito de educação popular feminista.

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Publicado

04.08.2023

Como Citar

Siqueira de Andrade, A. L., Vidal Freire de Moraes, R., & de Melo Gomes, E. (2023). Uma educação feminista decolonial para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina: A experiência da Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 10(20), 1–26. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ricri/article/view/66507

Edição

Seção

Artigos