A identidade sul-americana e o estabelecimento da paz o papel dos Estados sul-americanos na constituição da Comunidade de Segurança na região
O papel dos Estados sul-americanos na constituição da Comunidade de Segurança na região
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n14.53233Resumen
O presente artigo tem como intuito compreender como as ideias compartilhadas entre os Estados sul-americanas facilitaram a constituição de uma Comunidade de Segurança na região, entre os anos 2000 e 2004. Assim, será feito uma revisão do conceito de Comunidade de Segurança, entendendo alguns aspectos e suas fases. Em um segundo momento, se realizará uma revisão histórica que envolve a América do Sul, com um enfoque em iniciativas de integração no século XIX e XX, e em figuras importantes neste contexto. Por fim, será feito uma análise de discurso sobre os documentos das três Cúpulas de Presidentes sul-americanos, à luz do conceito de Comunidade de Segurança. Compreende-se que os Estados sul-americanos compartilharam ideias e valores em relação à democracia, desenvolvimento e o estabelecimento da paz, assim como iniciaram a criação de instituições durante essas reuniões.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
b. Autores tienen la autorización para asumir contractos adicionales separadamente para distribución exclusiva de la versión del trabajo publicada en esa revista, con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esa revista.
c. Autores detienen el permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online.