Considerações sobre Educação em Direitos Humanos e Práxis Institucional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2024v12n23.68441Resumen
Estas notas de pesquisa são o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica e tem como objetivo discutir a prática das instituições de ensino na implementação de políticas de Educação em Direitos Humanos (EDH). A pesquisa baseia-se tanto nas diretrizes internacionais da ONU quanto nas normativas nacionais e estaduais sobre o tema, investigando, em particular, a experiência da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estudo analisa as discrepâncias entre o discurso e a prática institucional no que se refere à promoção e valorização dos direitos humanos. Além disso, propõe um desenho de pesquisa e uma discussão teórica que podem ser aplicados ao estudo de diversas instituições de ensino, como escolas e universidades. Conclui-se que o avanço nessa área deve seguir uma perspectiva decolonial e uma educação emancipatória freiriana, na qual o indivíduo oprimido desenvolva uma consciência crítica, libertando-se das estruturas opressoras e tornando-se autor de sua própria trajetória.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
b. Autores tienen la autorización para asumir contractos adicionales separadamente para distribución exclusiva de la versión del trabajo publicada en esa revista, con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esa revista.
c. Autores detienen el permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online.