AS DORES DE NORDESTINAS E SERTANEJAS ESPELHADAS NA CIRANDA DE MULHERES EM NADA DE NOVO SOB O SOL, DE LÚCIA MARTINS

Autores

  • Michelle Andrade Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Rodrigo de Albuquerque Marques Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Modernismo, Autoria Feminina, Literatura Cearense, Lúcia Martins

Resumo

Maria Lúcia Fernandes Martins era a voz feminina do Grupo Clã, o Clube de Literatura e Arte Moderna. Porém, mesmo com seu protagonismo nas letras cearenses, publicando romances como Destinos cruzados (1953), A face marcada (1955) e Nada de novo sob o sol (1967), a escritora sofreu um processo de apagamento, sendo esquecida tanto no meio regional como no nacional. O romance Nada de novo sob o sol traz em sua constituição a voz de uma narradora e protagonista mulher, sertaneja e idosa. Além desse aspecto, nota-se a presença de uma ciranda de personagens femininas que compõem a narrativa da escritora, denunciando a opressão atrelada à condição da mulher, a deslegitimação, a violência sistêmica e o silenciamento feminino, dentre outros temas ligados à realidade da mulher no Nordeste, em especial da mulher sertaneja. Para amparar esta pesquisa bibliográfica, fundamentamo-nos em investigadoras/es basilares como Azevedo (1975), Câmara e Câmara (2015), Câmara, Câmara e Soutullo (2015), Del Priori (2022) e Moraes (2012; 2004), dentre outras e outros. Concluímos que trabalhos como este são impreteríveis para trazer a lume a vida, a obra e a fortuna crítica desta escritora ímpar que foi ostracizada, mas que paulatinamente vem sendo resgatada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Andrade Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Ceará, campus de Quixadá, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Mestra em Letras, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Servidora Pública na prefeitura de Quixeramobim. Professora da Escola Agrícola de Ens. Fund. Dep. Leorne Belém e do Colégio Nossa Senhora do Rosário. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e realiza pesquisa na área de literatura de autoria feminina, crítica literária feminista e estudos de gênero.

Rodrigo de Albuquerque Marques, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutor pelo Programa de Literatura Comparada da USP (2021). Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (2015). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005), Rodrigo Marques é professor efetivo de literatura da Universidade Estadual do Ceará, na unidade FECLESC, em Quixadá, Sertão Central cearense, e do Mestrado Interdisciplinar de História e Letras (MIHL/UECE). Participa como pesquisador dos grupos de pesquisa: "Núcleo de Estudos de Epistolografia Brasileira" (USP); "Grupo de Estudos das Transformações Econômicas e Territoriais - GETETE" (UNICAMP) e "Núcleo Antonio Candido de Estudos de Literatura e Sociedade" (UFC). Tem-se dedicado ao estudo do Modernismo no Estado do Ceará. Possui seis livros publicados: Fazendinha (2005), O Livro de Marta (bilhetes de amor quebrado) (2011), ambos premiados pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Antônio Sales (biografia) (2016), "Literatura Cearense: outra história" (2018), pelas Edições Demócrito Rocha e "O Dragão e os pássaros enfurnados" (2021). Sua tese de doutorado, "A Nação vai à Província: do romantismo ao Modernismo no Ceará", foi premiada como a melhor tese de 2015 na área de Humanas da UFC e publicada em formato de livro em 2018 pelas Edições UFC.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Pereira, M. A., & Marques, R. de A. (2024). AS DORES DE NORDESTINAS E SERTANEJAS ESPELHADAS NA CIRANDA DE MULHERES EM NADA DE NOVO SOB O SOL, DE LÚCIA MARTINS. Revista LiteralMENTE, 4(Especial), 114–133. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/article/view/68909

Edição

Seção

DOSSIÊ “ESCRITORAS NORDESTINAS OFUSCADAS PELO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO"