NARRATIVAS AUDIOVISUAIS GEEK/NERD/OTAKU
O SUJEITO PÓS-MODERNO E A IDENTIFICAÇÃO SUBJETIVA
Parole chiave:
Identidade, Identificação subjetiva, Narrativas audiovisuaisAbstract
As narrativas audiovisuais geek/nerd/otaku – que são histórias derivadas de quadrinhos (HQ), animação, anime, produção cinematográfica em cartoon ou live action – estão amplamente difundidas pelo globo na indústria do entretenimento. Com a cyber cultura e as plataformas de streaming (principalmente nesse período de Pandemia da Covid-19), essas produções tomam a fronte do cenário internacional. No entanto, são mais que imagens em sequências, pois abordam e acusam questões singulares, sociais e universais. Esse artigo tomou como objetivo compreender a dimensão das narrativas audiovisuais geek/nerd/otaku na pós-modernidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão narrativa de literatura, articulando dois eixos de discussão: (I) A pós-modernidade e as narrativas audiovisuais, contando com autores como Hobsbawn (1995), Giddens (1991), Marques (2000), Gushiken e Hirata (2014), Bauman (1998; 2001), Corso e Corso (2006) e Bettelheim (2016); (II) Identidade e Identificação, articulando os autores Bauman (1999; 1998;2005), Freud (1974; 2006a; 2006b), Hall (2006) e Lacan (2003; 1998). É notório que na pós-modernidade, o sujeito se encontra em uma crise, as identidades são fluidas e há espaço para identificação subjetiva como via de escape do mal-estar. As narrativas audiovisuais geek/nerd/otaku são alguns dos meios de amparo à subjetivação na pós-modernidade.