Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista Literalmente, mantendo para si os direitos das propriedades intelectual e/ou cultural, e cedendo apenas os créditos e o devido reconhecimento relativos à publicação inicial nesta revista.

Diretrizes para Autores

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

➤ Os trabalhos submetidos à Revista LiteralMENTE não serão considerados para avaliação e posterior publicação caso estejam em desacordo com as normas e prazos estabelecidos nesta página.

➤ O conteúdo dos trabalhos submetidos e publicados pela Revista LiteralMENTE é de inteira responsabilidade dos respectivos autores, cabendo-lhes, dessa forma, tanto os devidos elogios, como as possíveis consequências.  

➤ A submissão de um ou mais trabalhos à Revista LiteralMENTE não constitui garantia de publicação.

➤ É vedada a submissão/publicação de artigos de um(a) mesmo(a) autor(a) em edições subsequentes da revista, mesmo artigos confeccionados em coautoria. Deve-se aguardar o intervalo de, no mínimo, uma edição para que se possa proceder com uma nova submissão, salvo em casos de edições publicadas em mais de um tomo.

➤ Junto ao artigo, o(a) autor(a) deve submeter um arquivo (.doc ou .docx) contendo as suas credenciais (nome, titulação, vínculo acadêmico etc.), conforme o modelo disponibilizado no seguinte link: MODELO DE CREDENCIAIS

 

IMPORTANTE: Durante o processo de submissão, deve-se indicar, em Comentários para o editor, para qual seção o manuscrito está sendo submetido. No caso de submissão de artigo para número temático, é preciso informar o título do dossiê. Ex: Para o dossiê Eclosões do desespero na Literatura).

 

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Revista LiteralMENTE é uma publicação eletrônica semestral (com edições em julho e dezembro), vinculada ao LIGEPSI - Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero e Psicanálise da Universidade Federal da Paraíba. Publica artigos que visam atender às demandas acadêmico-científicas relacionadas ao estudo da Literatura e a sua interlocução com as ciências da subjetividade, de modo a vislumbrar o processo de subjetivação do ser humano, o mal-estar inerente à sua constituição e os reflexos do seu itinerário na cultura;

✎ O sistema de submissões aplica a avaliação cega pelos pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mails de cada autor não devem constar no material submetido;

✎ Podem submeter trabalhos professores doutores e alunos de pós-graduação stricto sensu. Graduados e graduandos também podem submeter artigos, desde que em coautoria com um autor que possua o título de doutor; 

✎ Nos casos em que houver coautoria, o artigo deve ter, no máximo, 3 (três) autores;

✎ As constribuições submetidas devem ser inéditas, originais e não devem estar sendo avaliadas para publicação por outra revista; 

✎ Os trabalhos submetidos devem estar em formato .doc ou .docx

✎ Extensão: mínimo de 10 e máximo de 20 laudas, incluindo referências e possíveis anexos.

 

POR SEÇÃO

Artigos para Dossiês - São artigos de investigação desenvolvidos a partir de uma chamada específica (Dossiê Temático), que fundamentalmente seguem a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter entre 10 e 20 laudas;

Artigos de Temas Livres - São artigos de investigação desenvolvidos com temática livre, os quais fundamentalmente seguem a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter entre 10 e 20 laudas;

Ensaios - São trabalhos de valor crítico que versam sobre obras (nacionais ou internacionais), temáticas específicas e/ou a estética narrativa de determinado(a) autor(a), os quais primam pela fundamentação e pela argumentação. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter entre 5 e 10 laudas;

Resenhas - São textos que apresentam, de forma resumida, um olhar analítico/interpretativo sobre uma obra publicada há, no máximo, dois anos. Seu objetivo é fornecer ao leitor uma visão crítica da obra, destacando seus pontos fortes e fracos, bem como suas contribuições e limitações. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter até 5 laudas;

Relatos de experiência - São textos que permitem a apresentação crítica de práticas e/ou intervenções científicas e/ou profissionais voltados às temáticas que englobem o escopo da revista. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter entre 10 e 15 laudas;

 

NORMATIZAÇÃO

Os originais encaminhados devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

✎ NBR 6022 - Apresentação de artigos de publicações periódicas;

✎ NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento;

✎ NBR 6028 - Resumos;

✎ NBR 10520 - Apresentação de citações em documentos;

✎ NBR 6023 - Referências bibliográficas.

 

FORMATAÇÃO GERAL DOS TRABALHOS 

✎ Dimensões do papel em A4 (210 x 297 mm);

✎ Margens: superior = 3,0 cm; esquerda = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; direita = 2,0 cm;

✎ Tamanho máximo do documento: 5.000 KB (5MB);

✎ Alinhamento: Justificado (exceto referências, conforme ABNT NBR 6023);

✎ Idioma padrão: Português brasileiro (de acordo com o Novo Acordo Ortográfico de 1990);

✎ Epígrafes são opcionais e podem ser inseridas nas primeiras linhas da seção de introdução;

✎ Agradecimentos são opcionais e podem ser mencionados entre as conclusões e as referências.

✎ As páginas não devem ser numeradas;

✎ As notas de rodapé só devem ser usadas quando extremamente necessário, para informações complementares ao texto. Elas devem ser inseridas no final da página correspondente, em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, sem recuos e sem saltos entre elas, e com alinhamento justificado;

 

TÍTULO DO TRABALHO

✎ O título do trabalho deve ser apresentado já na primeira linha do documento, centralizado, em maiúsculas e negrito, fonte  tamanho 12, seguido de uma linha em branco e da sua tradução em língua inglesa na mesma formatação.

 

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE

✎ O resumo deve constar após uma linha em branco abaixo do título;

✎ As palavras-chave devem constar após uma linha em branco abaixo do resumo; 

✎ Fonte: Times New Roman, tamanho 11;

✎ Espaçamento entre linhas: simples, sem recuo;

✎ As palavras Resumo e Palavras-chave devem estar com a primeira letra em maiúscula, negrito, alinhamento justificado e sucedidas por dois pontos;

✎ Número de palavras: mínimo de 100 e máximo de 200;

✎ Incluir até cinco palavras-chaves, com a primeira letra de cada uma em maiúscula, separadas por ponto e vírgula, preferencialmente de acordo com o Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação (IBICT), resguardado o uso de termos específicos de cada área caso não sejam contemplados pelo tesauro. 

 

ABSTRACT E KEYWORDS

✎ O abstrac (resumo em língua inglesa) deve constar após uma linha em branco abaixo das palavras-chave;

✎ As keywords (palavras-chave) devem constar após uma linha em branco abaixo do abstract;

✎ Fonte: Times New Roman, tamanho 11;

✎ Espaçamento entre linhas: simples, sem recuo;

✎ As palavras Abstract e Keywords devem estar com a primeira letra em maiúscula, negrito, alinhamento justificado e sucedidas por dois pontos;

✎ Número de palavras: mínimo de 100 e máximo de 200;

✎ O abstract e as keywords devem ser revisados para que estejam de acordo com os textos correspondentes em língua portuguesa;

 

CORPO DO TEXTO

✎ Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

✎ Espaçamento do corpo do texto: 1,5 cm entre linhas, sem espaçamento antes ou depois entre parágrafos, com recuo padrão de 1,25 cm no início de cada parágrafo;

✎ Os títulos das seções devem estar em negrito e apenas a primeira letra em maiúscula, salvo os casos em que possuam nomes próprios. Caso o autor opte por enumerar as seções conforme à ABNT NBR 6024, não aplicar a regra para a introdução, nem para as conclusões/considerações finais e, tampouco, para as referências bibliográficas;

✎ Corpo das citações diretas curtas: até 3 linhas, entre aspas duplas

✎ Corpo das citações diretas longas: mais de 3 linhas, recuo de 4,0 cm, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas;

✎ Palavras estrangeiras devem constar em itálico e sem aspas;

✎ Títulos de obras devem constar em itálico e sem aspas;

✎ Números ordinais até vinte: escrever preferencialmente por extenso;

✎ Números ordinais de 21 em diante: escrever preferencialmente o algarismo, caso se volte a análises quantitativas presentes no próprio texto 

✎ Abreviaturas/siglas: quando da primeira vez, a expressão deve vir por extenso seguida da abreviatura/sigla entre parênteses. A partir de então, só a abreviatura/sigla se torna necessária.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

LIVRO:

Ex 1 autor:

ROUDINESCO, E. A parte obscura de nós mesmos: uma história dos perversos. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

Ex 2 autores:

ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

Ex 3 autores:

RODRIGUES, H. F.; HELOU, T. D.; VAZ, E. O. M. (Orgs.) Literatura e Psicanálise: aproximações epistemológicas. 1 ed. João Pessoa: Sal da Terra, 2016.

Ex mais de 3 autores:

DEJOURS, C. et al. Psicodinâmica do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2011.

CAPÍTULO DE LIVRO:

CALLIGARIS, C. A sedução totalitária. In: ARAGÃO, L. T. Clínica do Social. São Paulo: Escuta, 1991, pp. 105-118.

ARTIGO EM PERIÓDICO ONLINE:

SILVA, F. L. Corpos à deriva ou o naufráfio da alteridade em Ilhado, de Rinaldo de Fernandes. In: Revista Lumen et Virtus, vol. IX, n. 22, 2018, p. 1-15. Disponível em: <https://www.jackbran.com.br/lumen_et_virtus/numero_22/PDF/CORPOS%20%C3%80%20DERIVA%20OU%20O%20NAUFR%C3%81GIO%20DA%20ALTERIDADE%20.pdf> Acesso em 17 de janeiro de 2020.

TESES E DISSERTAÇÕES:

Ex Dissertação:

SEDLMAIER, E. M. Estéticas da carne: literatura, prostituição e psicanálise. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2018.

Ex Tese:

NOGUEIRA, A. B. Incidências da vergonha na contemporaneidade. 2016. 246 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação de trabalhos submetidos para publicação na Revista LiteralMENTE se dá nas seguintes instâncias:

1ª - O trabalho é analisado pela Equipe Editorial e/ou organizadores do número temático/dossiê, os quais fazem uma avaliação preliminar referente aos seguintes critérios: Adequação à linha editorial, ao escopo da Revista, à Seção indicadada ou à proposta do dossiê; cumprimento do intervalo de seis meses, para publicação de artigos de mesma autoria (como autor ou coautor); cumprimento da exigência de titulação mínima de doutor para um dos autores em caso de submissão de trabalhos por graduados, graduandos e especialistas; cumprimento das normas para título, resumo e palavras-chave; envio do arquivo contendo as credenciais de autoria; inexistência de informações sobre a autoria no corpo do texto principal, de modo a respeitar o processo de avaliação duplo cega. O resultado dessa primeira etapa de avaliação é de 60 dias, contados a partir do início do processo editorial, podendo esse prazo ser encurtado ou ampliado de acordo com a demanda do fluxo avaliativo. Nessa fase, o trabalho pode ser recusado ou aprovado.

  • Caso seja recusado, o autor(a) é comunicado(a) via Sistema, podendo ele(a) fazer as devidas correções e realizar uma nova submissão.
  • Caso seja aprovado, o trabalho – sem identificação de autoria – é submetido à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Somente são publicados os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas, e se atendidas pelo autor, quando houver, as modificações solicitadas. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado. Durante todo o processo de avaliação duplo cego, as identidades dos avaliadores e autores são ocultadas de ambas as partes. 

Os critérios de avaliação dos artigos pelos pareceristas incluem:

  • Adequação aos critérios de submissão;
  • Adequação do título, resumo e palavras–chave ao conteúdo;
  • Qualidade da escrita em relação à correção sintática, gramatical e ortográfica;
  • Clareza do tema e definição dos objetivos;
  • Articulação coerente das ideias apresentadas;
  • Fundamentação da argumentação em dados empíricos ou bibliográficos consistentes;
  •  Qualidade da conclusão e das contribuições à área de conhecimento;
  • Qualidade da bibliografia adotada.

Estima-se que o tempo médio para esta etapa da avaliação é de até 60 dias. Entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos e ao retorno dos pareceristas. Os resultados das avaliações podem ser: aceitarsolicitar modificações e rejeitar

Aceitar: o manuscrito segue para a próxima etapada do fluxo editorial;

Solicitar modificações: os pareceristas apontam as alterações recomendadas no corpo do artigo. O autor deve identificar no texto, as alterações. Ressalta-se que as alterações realizadas no texto não garantem sua aprovação automática. Nesse caso, o texto retornará ao pareceristas para uma 2ª rodada de avaliação e análise detalhada das modificações para o parecer final;

Rejeitar: os pareceristas apontam os motivos que levaram à reprovação do artigo, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futura submissão. Os artigos rejeitados, contendo observações dos avaliadores, são encaminhados aos autores, sem a identificação dos pareceristas.

 

AVISOS IMPORTANTES:

  • No caso de manuscritos cuja avaliação indicou "Solicitar modificações", os autores devem encaminhar o arquivo para o Sistema, contendo as devidas correções, no prazo máximo de 5 dias, a contar do envio do parecer. Não havendo retorno por parte dos autores durante esse prazo, a submissão será rejeitada e o artigo presente no fluxo editorial será arquivado;
  • Todas as demais comunicações da Revista LiteralMENTE com os autores devem obdecer a um prazo de resposta de, no máximo, 5 dias. Não havendo retorno por parte dos autores durante esse prazo, a submissão será rejeitada e o artigo presente no fluxo editorial será arquivado;
  • Aos editores da Revista/organizadores de dossiês reserva-se o direito de recusarem manuscritos entregues fora do prazo determinado e aqueles cujos autores discordarem da avaliação e tiverem os pareceres mantidos pela editoria.

 

Informações atualizadas em 29 de março de 2024.

ENSAIOS

Nesta seção, são incluídos trabalhos de valor crítico que versam sobre obras (nacionais ou internacionais), temáticas específicas e/ou a estética narrativa de determinado(a) autor(a), os quais primam pela fundamentação e pela argumentação. Os manuscritos submetidos para esta seção devem estar em acorco com as nossas Políticas para Submissão.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Nesta seção, são incluídos manuscritos que permitam a apresentação crítica de práticas e/ou intervenções científicas e/ou profissionais voltados às temáticas que englobem o escopo da revista. Os manuscritos submetidos para esta seção devem estar em acordo com as nossas Políticas para Submissão.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Resenhas

Nesta seção, são incluídos textos que apresentam, de forma resumida, um olhar analítico/interpretativo sobre uma obra publicada há, no máximo, dois anos. Seu objetivo é fornecer ao leitor uma visão crítica da obra, destacando seus pontos fortes e fracos, bem como suas contribuições e limitações. Os manuscritos submetidos para esta seção devem estar em acorco com as nossas Políticas para Submissão.

Artigos de Temas Livres

São artigos de investigação que fundamentalmente seguem a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Os manuscritos submetidos para esta seção devem estar em acorco com as nossas Políticas para Submissão.

Dossiê - "Corpos atraídos pela dor, semblantes devotados ao prazer

Artigos para Dossiês - São artigos de investigação desenvolvidos a partir de uma chamada específica (Dossiê Temático), que fundamentalmente seguem a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências Bibliográficas. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter entre 10 e 20 laudas e estar em acordo com os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

ENTREVISTAS

A seção Entrevistas tem por objetivo o recebimento de transcrições de interlocuções realizadas com personalidades cuja contribuição seja relevante para o debate sobre a teoria, a crítica e a historiografia literárias, bem como as suas interlocuções com as ciências da subjetividade (psicanálise, psicologia analítica, filosofia etc.). Os manuscritos submetidos para esta seção devem estar em acordo com as nossas Políticas para Submissão.


As submissões de Entrevistas devem conter:

a) Apresentação, com pequena biografia da pessoa entrevistada (no máximo duas páginas);

b) Extensão de, no mínimo, 5.000, e, no máximo, 10.000 palavras, incluindo apresentação e eventuais referências. Caso a entrevista ultrapasse esses parâmetros, deve-se informar em "Comentários para o editor";

No ato da submissão, é OBRIGATÓRIO declarar que a realização e a publicação da entrevista foram devidamente autorizadas pelo(a) entrevistado(a), no item "Comentários para o editor".

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.