O NOVO COMPONENTE CURRICULAR DE CUIDADOS PALIATIVOS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UFPB

Autores

  • Rilva Lopes de Sousa Muñoz
  • Lais Araújo dos Santos Vilar
  • Manuella de Sousa Toledo Matias

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Educação de Graduação em Medicina, Currículo

Resumo

A relevância de incorporar os Cuidados Paliativos (CP) aos currículos de diferentes cursos de graduação em saúde é incontestável. Com o envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas, é fundamental que os médicos estejam aptos a oferecer CP de qualidade a pacientes com  doença avançada e progressiva sem perspectiva de cura. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde recomendou a integração obrigatória dos CP no currículo médico. A introdução de um componente curricular especificamente voltado para o ensino-aprendizagem de CP no curso de graduação em medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocorreu com a reforma do seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em 2020, com a inserção sob a forma de disciplina optativa no terceiro período do curso. O objetivo do presente ensaio teórico é explorar a importância e os desafios do ensino-aprendizagem em CP nos cursos de graduação em medicina, enfocando a incorporação dessa disciplina no curso da UFPB, a partir da experiência didático-pedagógica vivenciada por docentes do novo componente curricular de CP nos dois primeiros semestres letivos em que a disciplina foi ofertada após a recém-implantada revisão do PPC. A introdução da disciplina em estágios mais avançados da graduação, quando os estudantes possuem conhecimentos sólidos em ciências médicas básicas e experiência clínica, é sugerida como uma abordagem mais apropriada. Além disso, é importante converter a disciplina de CP em um componente curricular obrigatório no PPC de Medicina na UFPB. Espera-se que haja superação da lacuna educacional que havia pela ausência de um componente curricular específico no curso.

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Publicado

25.07.2023