O que é estar presente no processo de ensino à distância?

Refletindo sobre aprendizados na disciplina de RI durante a pandemia

Autores

  • Isabel Rocha de Siqueira Instituto de Relações Internacionais (IRI), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Nycolas Candido Da Silva Lau Instituto de Relações Internacionais (IRI), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2022v7n2.61186

Palavras-chave:

presença, ensino à distância, arquitetura digital, narrativa, futuros

Resumo

O que o ensino à distância trouxe para a sala de aula foi uma ruptura, em muitos casos, mas ele também nos provocou a investir ainda mais em formatos e processos. No caso das Relações Internacionais, uma disciplina cuja formação não pressupõe treinamento pedagógico, a pandemia talvez represente um ponto de inflexão importante. Propomos pensar três  “interstícios” na medida em que indagam o que significa estar presente na sala de aula. Tratamos da maneira como a arquitetura digital em que nos inserimos nos divide em parcelas de informação e sobre qual é o papel da prática pedagógica em desafiar essa forma de existência digital, mesmo em tempos de ensino remoto. Falamos também do papel das narrativas como formas de promover contiguidade, clamando por uma presença qualificada na conversa. Por último, olhamos para como o ensino pode ser atravessado por construções de imaginários alternativos de tais modos a garantir presença nessa construção. Para todas essas reflexões, oferecemos casos de atividades “em sala” para o prolongamento dessa contiguidade em termos de uma descompressão de arcos narrativos, ou seja, em desafio ao engajamento por vezes divisivo e superficial dos tempos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Rocha de Siqueira, Instituto de Relações Internacionais (IRI), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora Adjunta e Diretora Adjunta no Instituto de Relações Internacionais (IRI), PUC-Rio, e pesquisadora do BRICS Policy Center. Sou PhD em Relacões Internacionais pelo Department of War Studies, Kings College London, com bolsa de doutorado pleno por mérito da CAPES, Mestre (MSc) em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio e Bacharel em Jornalismo pela PUC-Rio. Em 2019, fui agraciada com o título de Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da Faperj. Minhas áreas de pesquisa incluem desenvolvimento e cooperação internacional, interseção entre paz e desenvolvimento, Agenda 2030, dados e políticas sobre desenvolvimento, contribuições feministas e do Sul para repensar política de dados e seus impactos sobre solidariedade, responsabilidade e convivência. Atualmente coordeno o Laboratório de Metodologia do IRI/PUC-Rio (pós-graduação) e sou coordenadora de Iniciação Científica (graduação) do IRI. Fundei e coordeno a rede Abordagens Críticas ao Desenvolvimento (ACD-rede). Co-coordeno também a linha de pesquisa Segurança e Desenvolvimento no Sul Global (SEED), no BRICS Policy Center. Faço parte do corpo editorial das revistas PARISS e International Politics Reviews. Publicações recentes incluem relatórios comissionados pelo g7+ e pelo UNOSSC, um livro autoral pela Routledge, livros editados pela Editora PUC-Rio e artigos nos periódicos Global Governance, International Political Sociology e Third World Quarterly.

Nycolas Candido Da Silva Lau, Instituto de Relações Internacionais (IRI), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestrando em Relações Internacionais, tendo sido aprovado em primeiro lugar no processo seletivo de 2019 do Instituto de Relações Internacionais da Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Sou Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID/UFRJ). Venho trabalhando com discussões sobre a mobilidade do conhecimento em instituições universitárias que, através de pedagogias críticas, ajudem a teorizar de forma co-constitutiva as relações entre o ensino-aprendizagem na educação superior e as dinâmicas da política internacional e global. Tenho interesse nas áreas de: Educação, Produção de Conhecimento, Economia Política Interrnacional e Segurança Internacional.

Publicado

2022-09-14