Políticas Públicas em Educação para Formação de Professores na EJA

Autores

  • Samira de Moraes Maia Vigano UFSC
  • Paula Cabral UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2017v2n1.31751

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas em Educação, Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo busca desenvolver uma discussão articulando as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a formação de professores para essa modalidade da Educação Básica. Objetiva-se retomar aspectos legais do debate das políticas públicas do século XX e XXI, tendo como referência o contexto da reforma neoliberal e a onda gerencialista na educação, no intuito de refletir a respeito dos reflexos desse processo na formação de professores para a EJA. Trata-se de um estudo teórico cujo desenvolvimento se justifica por trazer à tona o polêmico debate da necessidade de formação de professores que atuem na EJA. Utilizam-se documentos oficiais da área e contribuições de pesquisadores como: Arroyo (2006), Shiroma e Evangelista (2011) e Laffin (2012; 2013). Constata-se como fundamental observar a trajetória, a constituição e como as “marcas” da própria EJA – de fragmentação das políticas públicas e descontinuidades – repercutem sobre as políticas de formação dos professores reduzindo, muitas vezes, essa modalidade à elevação de escolaridade e ao atendimento “às necessidades” do mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, UFSC

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) na Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores; atualmente é Doutoranda em Educação, pela UFSC - 2015/2019, e tutora presencial da Universidade Federal de Santa Catarina no curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola - CFH/UFSC, vinculado ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG). Membro do grupo de pesquisa denominado "Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos" (EPEJA). Com experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Gênero, Educação de Jovens e Adultos e Diversidades Sociais.

Paula Cabral, UFSC

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) na Linha de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores; atualmente é Doutoranda em Educação, pela UFSC - 2015/2019. Membro do grupo de pesquisa "Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos" (EPEJA). Com experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.

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Publicado

2017-07-19