UNICEF e a implementação da Iniciativa Global Pelas Crianças Fora da Escola no Brasil

Autores

  • Thalita Franciely de Melo Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Thays Felipe David de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Joel Martins Cavalcanti Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2017v2n2.37045

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Desenvolvimento do Milênio, UNICEF.

Resumo

A crescente necessidade de garantir a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes fez com que tais direitos fossem regulamentados em vários intrumentos internacionais e nacionais. No âmbito internacional, a importância desse tema pode ser observada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (1989) e na Declaração e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (2000). No âmbito nacional, convém mencionar que o Fundo das Nações Unidas para a Infância constituiu-se como ator fundamental para a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil (1990) bem como para a implementação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (1992). Este artigo objetiva analisar a influência do Fundo das Nações Unidas para a Infância na construção de políticas públicas educacionais no Brasil, em especial a partir da implementação da Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola, que tem como objetivo alcançar a educação primária universal no Brasil, conforme meta estabelecida na Declaração e nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

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Biografia do Autor

Thalita Franciely de Melo Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2014); Especialistas em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Universidade Estadual da Paraíba (2014); Bacharel em em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2011); Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (Nepda). Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello em João Pessoa. Tem experiência com pesquisas na área de deslocados ambientais, migrantes e refugiados, Direitos Humanos, relações internacionais e Educação brasileira.

Thays Felipe David de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2011) e Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Antropologia da Criança, Socialização e Antropologia da Educação.

Joel Martins Cavalcanti, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais.

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Publicado

2017-12-22