A FUNÇÃO POLÍTICA DA ESCOLA UMA REFLEXÃO EM GRAMSCI SOBRE A ESCOLA QUE FAZEMOS E A ESCOLA QUE QUEREMOS
Resumo
Este estudo propõe reflexão em Gramsci sobre a função política da escola, com o objetivo de evidenciar a importância de uma concepção de mundo e de homem fundada pela percepção da necessidade de uma formação politizada, interpretando a escola como mediadora na preservação dos direitos e construção da liberdade. Trata-se de um estudo bibliográfico subsidiado pela abordagem teórica e crítica do pensamento revolucionário de Gramsci. A leitura feita possibilita dizer que as concepções norteadoras da prática educativa, se não repensadas e re-conceituadas continuamente no tempo e no espaço em que a escola se situa, não fornecem aos educadores os instrumentos necessários ao combate às ideologias, bem como à exclusão implícita na ação escolar. A indiferença sobre a função política da escola é vista por Gramsci como parasitismo, covardia, como peso morto na história, mesmo assim, atuando passiva, porém poderosamente, na história dos sujeitos.
Palavras-chave: Política. Educação. Sociedade. Concepções. Transformação.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G. As relações sociais na escola e a formação do trabalhador. In: FERRETTI, C. J; OLIVEIRA, M. R. N. S. SILVA, J. R. JR.. Trabalho, Formação e Currículo: Para onde vai a escola? (Org.). São Paulo: Xamã, 1999, p. 13-41.
COUTINHO, C. N. (Org.). O leitor de Gramsci. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1986.
JESUS, A. T. Educação e Hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci. São Paulo: Cortez ,1989.
KUENZER, A. Z. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LOMBARDI, J. C. SAVIANI, D. (Orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2005.
MOCHCOVITCH, L. G. Gramsci e a escola. São Paulo: Ática, 1988.
MONASTA, A. Antonio Gramsci. Trad. Paolo Nosella. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
NOSELLA, P. A escola de Gramsci. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PARO, V. H. Parem de preparar para o trabalho! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: FERRETTI, C. J; OLIVEIRA, M. R. N. S. SILVA, J. R. JR.; Trabalho, Formação e Currículo – Para onde vai a escola? (Org.). São Paulo: Xamã, 1999. p. 101-120.
SÁ, G. T. R. A gestão educacional na contemporaneidade e a construção de uma escola emancipatória à luz da teoria de Antonio Gramsci. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.
SEMERARO, G. Gramsci e os novos embates da filosofia da práxis. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2006.
SOARES, R. D. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: UNIJUÍ, 2000
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).