COTIDIANIDADE LIMITES E POSSIBILIDADES NA AÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

  • Liliani Hermes Cordeiro Schvarz Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO

Resumo

Este estudo traz considerações sobre a ação do pedagogo na cotidianidade como categoria de uma totalidade configurada pelas relações sociais e pela apropriação das objetivações humano-genéricas essenciais à vida do homem. Trata-se de uma reflexão sobre as limitações impostas pela cotidianidade, em que se visualizam as possibilidades de os sujeitos agirem no terreno de oposição aos imperativos da cotidianidade, numa perspectiva de mudança e de revolução propostas pela tomada de consciência dos sujeitos, cuja intenção se transforme a partir do rompimento com ações cotidianas que refletem meramente sobre reprodução e alienação. É um estudo de caráter bibliográfico, cujos achados teóricos se constituem como um ensaio introdutório de uma pesquisa de Mestrado em Educação sobre a ação do pedagogo na esfera da cotidianidade.

Palavras-chave: Educação. Conhecimento. Cotidianidade. Alienação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliani Hermes Cordeiro Schvarz, Universidade Estadual do Centro-Oeste -UNICENTRO

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Especialização em Gestão Educacional. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Referências

CARVALHO, M. C. B. NETTO, J. P. Cotidiano: conhecimento e crítica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COSTA, M. C. V. Implicações das categorias marxistas de práxis, cotidianidade e totalidade para a prática pedagógica. Educação e Filosofia, Uberlândia, 139-150, jan.-jun., 1990.

DUARTE, N. Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 2007.

DUARTE, N. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LIBÂNEO, J. C. OLIVEIRA, J. F. TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Cortez, 2012.

PENIN, S. Cotidiano e escola: a obra em construção. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto Político-pedagógico da Escola: uma construção possível. 5. ed. Campinas: Papirus, 1996.

Downloads

Publicado

2017-01-06

Como Citar

SCHVARZ, L. H. C. COTIDIANIDADE LIMITES E POSSIBILIDADES NA AÇÃO DO PEDAGOGO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 10–21, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/23871. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO