ESCRITOS SOBRE HIGIENE: OS MANUAIS MÉDICO-PEDAGÓGICOS EM CIRCULAÇÃO NA PARAÍBA

Autores

  • Azemar Santos Soares Júnior Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar os escritos médico-pedagógicos em circulação no começo do Século XX no manual de educação paraibano intitulado Revista do Ensino (1932-1942). Tal periódico apresentou discursos próprios do cidadão a que se aspirava durante a Era Vargas: saudável, forte para o trabalho e apaixonado por sua pátria. Circulou como disseminador de saberes próprios destinados aos professores, portanto, tinha o objetivo de implementar uma formação considerada contínua. Em suas páginas, foi possível encontrar um considerável número de artigos sobre higiene e educação física, seus encontros de professores, debates sobre a legislação vigente e os trabalhos realizados pelas escolas da Paraíba. Dentre tantas possibilidades, selecionei para este texto os discursos que discorrem sobre a higiene do corpo e da boca, defensores de um sorriso branco, hígido e que fez com que os médicos visitassem as escolas públicas com mais frequência e construíssem gabinetes odontológicos capazes de declarar guerra à cárie através da educação. Consolidado nos domínios da História Cultural, analisei corpos e sorrisos timbrados por médicos e professores que produziram discursos que podem contribuir com os estudos na História da Educação.

Palavras-chave: Revista do Ensino. Sorrido. Corpo.

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Biografia do Autor

Azemar Santos Soares Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

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Fonte

A União. Edições de 1920 a 1945.

Boletim da Educação. Edições de 1937.

Revista do Ensino. Edições de 1932 a 1942.

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Publicado

2016-06-08

Como Citar

SOARES JÚNIOR, A. S. ESCRITOS SOBRE HIGIENE: OS MANUAIS MÉDICO-PEDAGÓGICOS EM CIRCULAÇÃO NA PARAÍBA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. Especial, p. 99–116, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/26286. Acesso em: 18 dez. 2024.

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