Disciplina, heroísmo e bravura:
os textos de leitura no Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I (1889)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.66471Palavras-chave:
Livro do Aprendiz Marinheiro, Escola de Aprendizes Marinheiros, Material escolarResumo
Esse artigo tem por objetivo analisar os textos contidos na matéria de “Leitura” do primeiro volume do referido material didático. Trata-se de um capítulo dedicado à alfabetização e às práticas da leitura a partir de termos capazes de adestrar corpos e mentes, adotando assim uma lógica disciplinadora. A matéria de “Leitura” fazia parte do Programa de Ensino das Escolas de Aprendizes Marinheiros, portanto, era conteúdo disponível material didático da instituição o Livro do Aprendiz Marinheiro Volume I, publicado no ano de 1889. Apoiamo-nos sob os domínios da História Cultural para pensar a disciplina como tecnologia de controle empregada sobre os corpos dos aprendizes marinheiros. Para tanto, discutimos o conceito de disciplina proposto por Michel Foucault (2020) que permite a compreensão das formas de adestrar. Por tratar-se de uma escola voltada ao público masculino, discutimos a categoria gênero a partir dos escritos de Guacira Lopes Louro (2017). Conclui-se que a matéria de “Leitura” tinha como objetivo incutir nos menores aspirantes a marinheiros a regulação de seu corpo desde os ensinamentos de primeiras letras.
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