EDUCAÇÃO POPULAR E PREVENÇÃO AO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: TECENDO ALGUMAS APROXIMAÇÕES
POPULAR EDUCATION AND PREVENTING THE ABUSE OF ALCOHOL AND OTHER DRUGS: WEAVING SOME APPROXIMATIONS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n1.44577Palavras-chave:
Drogas., Educação Popular, Prevenção, DorgasResumo
O trabalho tem como objetivo apresentar a Educação Popular e como ela pode nos auxiliar no trabalho de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas na escola. Nesse contexto de mudanças na sociedade a educação popular aparece como uma alternativa para a construção de processos formativos e de trabalhos sociais capazes de promover uma conscientização critica e a autonomia dos sujeitos. Uma educação transformadora que modifica e liberta o homem através do processo do diálogo na medida em que parte da sua própria realidade e aumenta sua capacidade de reflexão. Levamos em conta o contexto histórico do surgimento da Educação Popular no Brasil e também da relação das drogas com a humanidade e as formas de fazer a sua prevenção. Metodologicamente, este estudo realizou-se através de revisões bibliográficas do aporte teórico de SAVIANI (2013), CALADO (2014); MEJÍA (2014, 2018); FREIRE (1976, 1996, 2018) dentre outros. Desta forma, os resultados desse estudo podem nos auxiliar na construção de um entrelaçamento entre a educação popular e a questão da prevenção ao uso abusivo drogas, buscando a conscientização dos educandos e a sua autonomia, através do dialogo e da construção conjunta do conhecimento tomando como ponto de partida os saberes e a realidade dos sujeitos, e considerando como parte fundamental do processo o movimento de ação-reflexão-ação.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).