THE PRE-CHRISTIAN RELIGIONS OF THE NORTH, RESEARCH AND RECEPTION, VOL. I, FROM MIDDLE AGES TO C. 1830 (CLUNIES ROSS)
Resumo
Organizado por Margaret Clunies Ross, os dois volumes dessa obra tiveram como objetivo reunir grandes nomes da escandinavística que pudessem oferecer novas perspectivas sobre um tema já tão debatido e caro aos pesquisadores. Como alerta a própria organizadora na introdução, o desafio é justamente o de examinar as ideias pré-concebidas e as ideologias que levaram a diferentes recepções não só entre as sociedades antigas e medievais, mas também na contemporaneidade. Para este projeto germinado originalmente por Jónas Kristjánsson, falecido diretor do Instituto Árni Magnússon da Universidade da Islândia, Ross reuniu em eixos temáticos, com maior ou menor sucesso, debates que levaram em conta essa guia principal. As religiões pré-cristãs no Norte não são exclusivamente escandinavas, ou, escandinavas germânicas, mas frutos de complexas relações que congregam intricadas redes de narrativas que possuem em comum não só os sujeitos nórdicos dessas religiões, bem como as produções de diferentes interlocutores que observam esses nórdicos com um olhar de curiosa alteridade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.