Liturgia como fato historiográfico e social
Resumo
A História da Igreja durante o período conhecido como “Idade Média” vem ao longo dos últimos anos passando por uma renovação mais que bem-vinda. Dentre suas autocríticas construtivas e múltiplos caminhos possíveis de abordagens temáticas, espaciais e metodológicas (Van Engen, 2002; Cruz, 2014; Rosa, 2019, p. 75-78), a escrita de uma História Social da Igreja, levando em consideração as incrivelmente complexas, mas fascinantes, imbricações entre teologia, sociedade e política (Rust & Castanho, 2017, p. 14-15) nos parece um caminho bastante profícuo que nos leva a repensar o papel social de elementos antes negligenciados nas diversas realidades cristãs medievais, dentre eles a liturgia. Uma das obras que podemos considerar como sintoma desta nova maneira de conceber o campo é o livro The Liturgical Past in Byzantium and Early Rus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.