A linguagem escrita em tempos e espaços virtuais

Autores

  • Vanessa dos Santos Nogueira

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de como se constituem as formações imaginárias, estabelecidas nos processos discursivos efetivados pela interlocução dos sujeitos/alunos de um curso a distância, especificamente com os recursos do fórum de discussão desse ambiente. A análise dos dados coletados foi guiada por dispositivos teóricos da análise de discurso da escola francesa (PÊCHEUX, 1998; ORLANDI, 1996, 2001, 2004). Os resultados  obtidos  nesta  pesquisa  indicam  que  na  comunicação  mediada  por computador,  o  estabelecimento  de  um  diálogo  contextualizado  se  apresenta  de  vital importância,  permitindo  refletir  sobre  questões  e  novos  desafios  da  educação  a distância,  no  que  se  refere  aos  processos  de  comunicação  e  interação  materializados pela linguagem escrita. É importante destacar que os sujeitos envolvidos na construção de  uma  educação  a  distância  de  qualidade,  deve  se  beneficiar  das  descobertas  e resultados das pesquisas realizadas acerca dessa temática.

Palavras-chave:  Educação  a  Distância. Ambiente Virtual de  Ensino e Aprendizagem. Formações Imaginárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa dos Santos Nogueira

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. E-mail: snvanessa@gmail.com.

Downloads

Publicado

2014-11-01

Edição

Seção

Artigos