Telejornalismo que vende: uma análise do merchandising no programa Patrulha da Cidade

Autores

  • Suzienne Carvalho Araújo
  • Agda Aquino

Resumo

Esta  pesquisa  tem  como  objetivo  principal  mostrar  como  as  ações  de  merchandising estão  configuradas  em  um  telejornal  popular  e  como  são  demonstradas  para  o  seu público.  Para  isto,  foi  buscada  a  conceituação  de  telejornal  e  feito  um  recorte  do merchan  neste  âmbito.  Na  construção  deste  trabalho,  foram  explanados  conceitos relacionados  à  popularização  do  jornalismo,  apontamentos  acerca  da  criação  e  a caracterização  dos  jornais  populares  ou  sensacionalistas.  Ainda  buscando  facilitar  a compreensão  e  contextualização  deste  artigo,  foi  feita  uma  retomada  histórica  da implantação da televisão no Brasil, assim como a história da TV Borborema, emissora que  transmite  o  programa  Patrulha  da  Cidade,  objeto  deste  estudo.  Esta  análise conseguiu  identificar  que  cerca  de  30%  do  tempo  deste  noticiário  são  dedicados  a informes publicitários.

Palavras-Chave:  Telejornal  Popular.  Merchandising.  Sensacionalismo.  Patrulha  da Cidade.

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Biografia do Autor

Suzienne Carvalho Araújo

Graduada  em  Comunicação  Social  com  habilitação  em  Jornalismo  pela  UEPB.  E-mail: suzi.ac@hotmail.com.

Agda Aquino

Professora  da  Universidade  Estadual  da  Paraíba.  Mestre  em  Estudos  da  Mídia  pela  UFNR.  E-mail: agdaaquino@gmail.com

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Publicado

2014-11-01

Edição

Seção

Artigos