A construção do capital cultural e social na educação superior: um estudo de caso do programa de pós-graduação em comunicação, linguagens e cultura da Universidade da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56144Palavras-chave:
Capital Social, PPGCLC., Consumo.Resumo
O objetivo desta pesquisa é compreender os processos de aquisição de conhecimento e consumo de leitura dos discentes matriculados no curso interdisciplinar de mestrado e doutorado ofertado pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA) 2016 e 2017. Para tanto fundamentou-se nos conceitos Capital Social de Bourdieu (1987, 2001a, 2001b, 2002, 2004) e Amaral (2007) o qual amplia a descrição estabelecendo uma troca e criação do capital social e cultural. Metodologicamente, a pesquisa enquadra-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e estudo de caso descritivo. Pode-se evidenciar os dois pontos de consumo de modo geral (leitura e conteúdos diversos), os modos de construção destes saberes dos discentes.