Midiatização, processos sociais e campanha permanente: a visibilidade de Jair Bolsonaro na grande imprensa

Autores

  • Wellington de Oliveira Pereira
  • Luiz Ademir de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n12.56542

Palavras-chave:

Campanha permanente, Comunicação política, Espetacularização, Midiatização, Personalismo.

Resumo

O artigo discute a relação entre a comunicação e a política bem como a nova ambiência midiática e suas dinâmicas a partir do processo de midiatização e de inserção das tecnologias digitais no cotidiano dos indivíduos. Tais mudanças implicam em formas cada vez mais espetaculares e personalistas. O artigo analisa o governo do presidente Jair Bolsonaro e suas polêmicas baseando-se no conceito de campanha permanente. Como metodologia de análise, são selecionadas notícias veiculadas pelos principais órgãos de imprensa do país, tradicionais ou digitais, que apresentem fatos relativos à gestão de Bolsonaro até junho de 2020, tendo as seguintes categorias como base: (a) o forte personalismo; (b) confrontos com a imprensa; (c) campanha permanente nas redes sociais; (d) a pandemia do COVID-19.

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Publicado

2020-12-08

Edição

Seção

Artigos