Coberturas da mídia privada sobre a Empresa Brasil de Comunicação: uma análise de conteúdo dos portais Folha/Uol e Metrópoles em 2023
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n11.71974Palavras-chave:
EBC. Radiodifusão Pública. Análise de Conteúdo. Mídia. Hegemonia.Resumo
Este artigo se propôs a analisar como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi apresentada nas coberturas dos portais Folha/Uol e Metrópoles durante o primeiro ano do terceiro mandato do governo Lula. Por se tratar de um momento de retomada de um discurso favorável à mídia pública, ao menos na teoria, este artigo buscou analisar a reação da mídia comercial a este cenário, utilizando a técnica da Análise de Conteúdo (Sampaio; Lycarião, 2021). Como resultado, essa análise permite compreender quais temáticas marcaram as menções à EBC neste tipo de mídia e a diferença e/ou semelhança entre a cobertura dos dois portais.