Chamada de artigos para edição especial

2019-07-30
TEMÁTICA Ciência dos Dados e implicações teóricas e práticas em Administração ORGANIZAÇÃO EDITORIAL • Prof. Pedro Jácome de Moura Jr, editor encarregado • Prof. Aléssio Almeida, editor associado • Prof. José Jorge Dias, editor associado • Prof. Lucídio Cabral, editor associado INTRODUÇÃO E OBJETIVOS Desde o início dos anos 2010, a maioria dos campos acadêmicos, científicos e práticos (profissionais/gerenciais) parece estar colocando temas como ‘big data’ e ‘ciência dos dados’ na sua pauta de discussão, ou ao menos considerando-os como tópicos de crescente relevância. Acredita-se que, em um momento ou outro, tais temas promoverão impactos a serem considerados na formação de futuros profissionais, na teorização e nas práticas organizacionais. Afirmamos com segurança que, de modo tempestivo e idiossincrático, a academia não tem fugido desse desafio, como ilustram (1) os inúmeros cursos de formação avançada na área (graduações, especializações e até mestrados e/ou doutorados em Ciência dos dados), (2) eventos e canais diversos, inclusive com periódicos científicos criados em torno do tema (e.g. Big Data & Society, da Sage Publications), e (3) projetos de colaboração entre instituições universitárias e organizações públicas e privadas. Certamente a área de Administração, tanto na perspectiva acadêmica quanto profissional, é uma das que mais sentem o impacto desses novos temas e os desafios que emergem são os mais diversos. É na Administração que se localizam alguns dos mais relevantes desenvolvimentos de aplicações, inclusive com expressões já em uso corrente, como ‘marketing analytics’, ‘business intelligence’ ou ‘business analytics’. Não obstante, entendemos que a Administração não é autônoma para conduzir Ciência dos Dados. Consideramos multidisciplinaridade como propriedade do novo campo e, assim, convidamos contribuições imprescindíveis da Computação, Economia e Estatística para oferecerem para - ou em conjunto com - a Administração um escopo aproximado (pois que não exaustivo) para o tema. Assim, este número especial da TPA tem por objetivo divulgar trabalhos que apresentam, debatem e ampliam conhecimentos em tópicos de Ciência de Dados e suas consequências para a teoria e a prática em Administração. Em coerência com o escopo da revista, esta edição publicará trabalhos que ofereçam expressiva contribuição para a variada gama de profissionais de Administração: executivos, empreendedores, líderes públicos e sociais, pesquisadores e docentes da área. GRANDES TEMAS E MODALIDADES DE INTERESSE Para essa chamada, os autores poderão enviar trabalhos nas seguintes temáticas: • Aspectos ontológicos e epistemológicos da Ciência dos Dados e suas implicações no conhecimento em Administração; • Modelos algorítmicos, estatísticos ou matemáticos fundamentados em Ciência dos Dados e aplicados à Administração; • Soluções instrumentais de Ciência dos Dados aplicadas a problemas organizacionais; • Experiências de gestão de projetos e soluções gerenciais baseados em Ciência dos Dados em organizações (públicas, sociais e empresariais); • Impactos sociais da inserção de Ciência dos Dados nas organizações; • Efetividade, retorno do investimento e armadilhas da Ciência dos Dados nas organizações. Os autores poderão enviar trabalhos naquelas que são as modalidades de submissão aceitas pela TPA, principalmente: artigos de pesquisa; casos para ensino; ensaios teóricos; e relatos tecnológicos. SUBMISSÃO As submissões devem ser registradas diretamente no website TPA (no seguinte endereço eletrônico: http://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/index, em conformidade com as normas e diretrizes da TPA, com indicação de seção em ‘DOSSIÊ’. Dúvidas podem ser encaminhadas ao editor encarregado, endereçadas a o email pjacome@sti.ufpb.br. DATAS IMPORTANTES • Submissões: agosto de 2019 a fevereiro de 2020 • Prazo para divulgação de resultados: setembro de 2019 a maio de 2020 • Previsão de publicação: junho de 2020 (volume 10, número 2 da revista).