Teoria e prática da estratégia: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i1-25822Resumo
Este estudo analisou como são definidas as estratégias, ao longo do tempo, por uma organização [à luz dos trabalhos de Mintzberg & Waters (1985) e de Mintzberg et al. (2010)]. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso único numa indústria farmacêutica que completou 50 anos de atividades. A coleta de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas de história oral, observação direta e análise de documentos. A análise de dados ocorreu adotando-se a técnica de análise narrativa e a técnica pattern matching, comparando a teoria com o observado na prática. Constatou-se que no início da fundação do Laboratório, predominavam estratégias de acordo com a visão do fundador (deliberadas). Este fundador, o designer da estratégia, foi caracterizado como um empreendedor visionário. Com o passar dos anos, houve a profissionalização da gestão e as estratégias começaram a mudar, deixaram de ser prescritivas para se tornarem descritivas, indo na direção de estratégias mistas ou integradoras. Acompanhando a evolução da organização, a estratégia passou de deliberada à emergente, em diferentes momentos do processo de tomada de decisão. A contribuição deste estudo reside na apreciação e descoberta de como ocorre na prática o que prescreve a teoria, evidenciando para a organização as mudanças estratégicas durante cinco décadas de atuação no mercado e confirmando, academicamente, que teoria e prática se complementam em um processo contínuo de alimentação e retroalimentação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-06-24
Como Citar
Mendonça Alves Vieira, F., Aldraci Barbosa Lavarda, R., & Zermiani Brandt, J. (2016). Teoria e prática da estratégia: um estudo de caso. Teoria E Prática Em Administração, 6(1), 198–224. https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i1-25822
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)