Empreendedorismo de Festas Populares: uma Análise do Modelo de Dimensões Proposto por Zeny Rosendahl para o Estudo de Festas Religiosas Católicas

Autores

  • Lorrana Laila Silva de Almeida Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alessandro Gomes Enoque Universitade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i2-42107

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Festas Populares, Festas Religiosas Católicas, Religião

Resumo

As discussões acerca das festas populares culminam em um propulsor campo de estudos das ciências humanas e sociais, fomentando uma abordagem cada vez mais abrangente e enriquecedora na produção acadêmica científica. O empreendedorismo surge no contexto das festas populares, como um mecanismo impulsionador de cidades e negócios e fator gerador de inovação, tendo em vista que a realização das festas corrobora na construção de um cenário de oportunidades no campo mercadológico empreendedor, ao tempo que contribui para a disseminação e continuidade da cultura popular brasileira. Assim posto, este ensaio teórico objetiva incitar uma discussão acerca da temática empreendedorismo de festas populares, com destaque para as festas religiosas católicas, a partir da aplicação do modelo de dimensões de análise proposto por Zeny Rosendahl, com ênfase na abordagem da dimensão econômica. A realização deste estudo permitirá demonstrar a importância das festas populares para a cultura brasileira e, ao mesmo tempo, identificar o escopo empreendedor no contexto das festas religiosas católicas como fonte geradora de oportunidades e empregabilidade, elemento transformador da economia local, estabelecendo, assim, uma conexão entre as abordagens de Zeny Rosendahl à área dos estudos organizacionais.

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Biografia do Autor

Lorrana Laila Silva de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Alessandro Gomes Enoque, Universitade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-Doutor em Sciences Humaines pela École des Sciences de la Gestion (ESQ) da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). Professor Adjunto do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (Campus do Pontal). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/PONTAL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Mestre em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2019-07-28

Como Citar

Silva de Almeida, L. L., Enoque, A. G., & Borges, A. F. (2019). Empreendedorismo de Festas Populares: uma Análise do Modelo de Dimensões Proposto por Zeny Rosendahl para o Estudo de Festas Religiosas Católicas. Teoria E Prática Em Administração, 9(2), 1–13. https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i2-42107

Edição

Seção

Dossiê (Dossier)