Enfrentamento de Barreiras de Carreira entre Universitários de Negócios e Administração: o Papel do Apoio Social Emocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n1.66453

Palavras-chave:

carreira, contexto, barreiras, apoio social, universitários

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa objetivou verificar o efeito das percepções de barreiras de carreira sobre as estratégias funcionais de enfrentamento, por meio da autoeficácia na formação superior e do apoio social emocional, entre estudantes universitários. Metodologia: Os participantes foram 163 graduandos da área de Negócios e Administração vinculados a instituições da região sudeste no Brasil. A pesquisa foi do tipo survey, com coleta presencial e on-line, e em instituições de educação públicas e privadas. Os procedimentos de análise contemplaram estatísticas descritivas, análises fatoriais e processos condicionais de mediação. Principais resultados: Os resultados principais revelaram que as influências contextuais analisadas impactam de formas distintas as estratégias funcionais de enfrentamento. Barreiras impactaram apenas indiretamente, e apoio social impactou diretamente.  Contribuições acadêmicas: Ao contrário do que é assumido pela teoria de embasamento, a autoeficácia não teve papel mediador na relação entre barreiras e enfrentamento. Por sua vez, como contribuição teórica, o apoio social emocional teve papel mediador na relação, e foi preditor da autoeficácia no modelo de mediação seriada. Contribuições práticas: Ao considerar o cenário de desafios da transição universidade ao universo do trabalho, é destacada a importância do apoio social para ações de enfrentamento funcional de barreiras. Conclui-se que o enfrentamento de barreiras contextuais não deve ser gerenciado unicamente na ação do próprio indivíduo, e o apoio social aprimora o autogerenciamento da carreira pelos universitários.

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Biografia do Autor

Mariana Ramos de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES, bolsista FAPES/CNPq (Processo: 150307/2023-3). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em Ciências Contábeis pela PUC-MG.

Priscilla de Oliveira Martins da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduada, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente do Departamento de Administração, do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil.

Alexsandro Luiz de Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo Cnpq e FAPES.

Miguel Carlos Ramos Dumer, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente nos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Salesiano de Vitória (UniSales), ES, Brasil.

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

Melo, M. R. de, Silva, P. de O. M. da ., Andrade, A. L. de, & Dumer, M. C. R. (2024). Enfrentamento de Barreiras de Carreira entre Universitários de Negócios e Administração: o Papel do Apoio Social Emocional. Teoria E Prática Em Administração, 14(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2024v14n1.66453

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)