TECNODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO:

REFLEXÕES A PARTIR DE APRENDIZAGENS TÉCNICAS NO MEIO RURAL

Autores

  • Eduardo Di Deus

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n16.67000

Resumo

Este artigo propõe um diálogo entre a antropologia da técnica e o campo da antropologia e educação, buscando abordar a complexidade sociológica e antropológica dos fenômenos técnicos. O estudo concentra-se em aprendizagens técnicas no mundo rural, especialmente na assistência técnica e na extensão rural, utilizando exemplos etnográficos da cultura da seringueira. A reflexão é embasada na tradição da antropologia da técnica e no conceito de tecnodiversidade. O artigo visa contribuir para a compreensão das aprendizagens e da educação a partir de uma perspectiva antropológica dos processos técnicos, considerando a pluralidade de técnicas em diferentes contextos.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnodiversidade. Aprendizagem. Antropologia da técnica. Tecnologia da agricultura.

IMAGEM: Sistema Agroflorestal (SAF) com seringueira em um Projeto de Assentamento Extrativista no estado do Acre. Fonte: Autor (2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Di Deus

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Sistema Agroflorestal (SAF) com seringueira em um Projeto de Assentamento Extrativista no estado do Acre. Fonte: Autor (2019).

Downloads

Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

Dossiê Antropologia e/da Educação