TECNODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO:
REFLEXÕES A PARTIR DE APRENDIZAGENS TÉCNICAS NO MEIO RURAL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n16.67000Resumo
Este artigo propõe um diálogo entre a antropologia da técnica e o campo da antropologia e educação, buscando abordar a complexidade sociológica e antropológica dos fenômenos técnicos. O estudo concentra-se em aprendizagens técnicas no mundo rural, especialmente na assistência técnica e na extensão rural, utilizando exemplos etnográficos da cultura da seringueira. A reflexão é embasada na tradição da antropologia da técnica e no conceito de tecnodiversidade. O artigo visa contribuir para a compreensão das aprendizagens e da educação a partir de uma perspectiva antropológica dos processos técnicos, considerando a pluralidade de técnicas em diferentes contextos.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnodiversidade. Aprendizagem. Antropologia da técnica. Tecnologia da agricultura.
IMAGEM: Sistema Agroflorestal (SAF) com seringueira em um Projeto de Assentamento Extrativista no estado do Acre. Fonte: Autor (2019).
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