O marketing como ferramenta estratégica na arquivologia: do diagnóstico ao plano de ação (marketing) no arquivo setorial de uma instituição de ensino superior

Autores

  • Alzira Karla Araújo da Silva Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFPB http://orcid.org/0000-0003-3499-2530
  • Liliane da Costa Pontes UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n4.36269

Palavras-chave:

Marketing da Informação. Estratégias de Marketing. Arquivo Setorial do CCHLA/UFPB.

Resumo

Diagnostica o Arquivo Setorial do CCHLA/UFPB quanto ao Marketing da Informação, no que tange ao serviço de atendimento ao usuário. Para tanto, busca: conhecer o referido arquivo; identificar os pontos fortes e frágeis, as fraquezas e oportunidades; mapear as ferramentas de Marketing da Informação adequadas ao Arquivo e; propor um Plano de Ação (Marketing). O método adotado nesta pesquisa foi o estudo de caso e o instrumento empregado para coleta de dados foi um questionário aplicado ao arquivista do Arquivo do CCHLA/UFPB no ano de 2016 e reaplicado em 2017, conjuntamente com uma entrevista, com o intuito de obter informações sobre possíveis mudanças em suas questões. Percebe-se na análise de cenários que os pontos fortes são quanto ao arquivista ser aberto às mudanças, a disponibilidade de formulário de requerimento de documento e a existência de site; os pontos frágeis são quanto a deficiência de estratégias de Marketing, não disponibilizar documentação digitalizada e o acervo estar parcialmente organizado; no tocante as fraquezas existem a falta de recursos financeiros (Governo) e a inflexibilidade do horário de atendimento; já quanto as oportunidades identificam-se a possibilidade de parcerias com o Curso de Arquivologia da UFPB para trocar experiências e divulgar o arquivo e para concessão de estagiários, bem como haver a orientação dos setores quanto à transferência dos documentos. Conclui-se que a adoção da filosofia de Marketing no Arquivo auxiliará na satisfação dos usuários com a criação de produtos/serviços informacionais baseados no negócio da informação. 

Biografia do Autor

Alzira Karla Araújo da Silva, Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFPB

Professora adjunta do Dept. de Ci. da Informação e do PPGCI da UFPB. Doutora em Ci. da Informação pela UFMG.

Liliane da Costa Pontes, UFPB

Graduada em Arquivologia pela UFPB

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

SILVA, A. K. A. da; PONTES, L. da C. O marketing como ferramenta estratégica na arquivologia: do diagnóstico ao plano de ação (marketing) no arquivo setorial de uma instituição de ensino superior. Archeion Online, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 172–193, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n4.36269. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/36269. Acesso em: 15 maio. 2021.