EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUIVO ESCOLAR

Autores

  • Fernanda da Silva Rodrigues Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
  • Priscila Ribeiro Gomes UNIRIO

Palavras-chave:

Arquivologia, Educação, Educação Patrimonial, Arquivo Escolar, Interdisciplinaridade, Memória, pedagogia dialética, mediação.

Resumo

O artigo faz parte de reflexões empreendidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que buscamos explorar dois fios de entrelaçamento entre a Arquivologia e a Educação. Baseados nessa tessitura, chamamos atenção para a Educação Patrimonial e para os Arquivos escolares enquanto dois eixos que necessitam ser aprofundados pela Arquivologia, sejam de forma teórica, através de revisão de literatura ou explorados empiricamente. Deste modo, defendemos que há uma necessidade de aproximação entre as duas áreas, sobretudo por acreditarmos no caráter interdisciplinar da Arquivologia. No que tange a Educação Patrimonial destacamos que a mesma é uma importante metodologia de aproximação entre os campos a partir dos usos dos arquivos, possibilitando que os arquivistas possam difundir os acervos e os documentos para o público, contribuindo, inclusive, nos processos de ensino e aprendizagem. Relativo ao arquivo escolar, procuramos demonstrar o seu valor social, através da abordagem da sua construção enquanto objeto de estudo, suas possibilidades e usos, e a necessidade da sua preservação e gestão. Nesse sentido, procuramos por meio de uma discussão teórica destacar a importância de uma aproximação entre os campos, de modo a contribuir para futuros trabalhos.

 

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Publicado

15-04-2022

Como Citar

DA SILVA RODRIGUES, F.; RIBEIRO GOMES, P. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ARQUIVO ESCOLAR. Archeion Online, [S. l.], v. 10, n. Especial, p. 7–30, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/60601. Acesso em: 14 nov. 2024.

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