Os arquivos escolares no Estado do Rio De Janeiro

um estudo a partir de duas instituições de ensino

Autores

  • Fernanda da Silva Rodrigues Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
  • Priscila Ribeiro Gomes UNIRIO

Palavras-chave:

Arquivos escolares, Centro de Educação de Jovens e Adultos Madureira, C.E José Accioli.

Resumo

Este estudo faz parte de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos e resultado das discussões durante curso sobre arquivos escolares organizado pela rede SESA. Buscamos problematizar a relevância dos arquivos escolares no tocante à memória institucional escolar, não perdendo de vista, a importância da gestão dos documentos escolares para a recuperação das informações, seja para direitos requeridos, pesquisas ou até mesmo para a prática da educação patrimonial tendo como objeto os documentos do acervo escolar. Elegemos como lócus de investigação duas instituições de ensino estadual localizadas no município do Rio de Janeiro: o Centro de Educação de Jovens e Adultos Madureira e o Colégio Estadual Professor José Accioli. Os resultados indicam uma carência na literatura da área, acrescidos da necessidade de reforçar a importância da temática - arquivos escolares, nos cursos de graduação em Arquivologia, apontando para uma revisão nos conteúdos, voltados para uma preocupação com a formação acadêmica dos egressos. Concluímos que os servidores que lidam com a documentação, na sua maioria, não possuem conhecimentos teóricos e práticos sobre Arquivologia, cabendo ao secretário escolar as atribuições voltadas para a organização dos documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Adriana de; CORSO, Ângela Maria. A Educação de Jovens e Adultos: aspectos históricos e sociais. Curitiba: EDUCERE, 2015.

BONATO, Nailda Marinho da Costa. Arquivos escolares: limites e possibilidades para a pesquisa. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25.; 2002, Caxambu -MG. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2002. v.1, p. 97-109.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CENTRO DE ESTUDOS DE JOVENS E ADULTOS MADUREIRA. Regimento Interno do Centro de Estudos de Jovens e Adultos Madureira. Rio de Janeiro, 2009.

RODRIGUES, F.; GOMES, P. Educação Patrimonial e Arquivo Escolar. Archeion online, João Pessoa, v.10, n. Especial, p. 7-30.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e Cultura Material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 89- 104, 1998.

SANTOS, Viviane Montes dos. História da formação docente no colégio estadual professor José Accioli. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

Downloads

Publicado

30-09-2023

Como Citar

DA SILVA RODRIGUES, F.; PRISCILA RIBEIRO GOMES. Os arquivos escolares no Estado do Rio De Janeiro: um estudo a partir de duas instituições de ensino. Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. Edição Especial, p. 52–70, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/67980. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)