Curadoria educativa em arquivos-museus literários: reflexões iniciais

Authors

  • Marcos Ulisses Cavalheiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2018v6n1.37037

Keywords:

Curadoria Educativa, Arquivo-Museu Literario, Arte-Literária, Patrimônio Documental, Acessibilidade.

Abstract

Compreendidos como lugares de memória e/ou espaços científicos e culturais, os “arquivos-museus literários” brasileiros são unidades de informação de missão e valores engajados com a preservação e disseminação da memória da Literatura e do seu patrimônio documental; para tanto, recolhe, trata e divulga acervos cuja proveniência são personalidades da “arte da palavra”. Objetivamos revisitar suas práticas documentárias pelas vias da curadoria educativa, da experiência (ação cultural) e da construção (arte-educação), de modo a concebê-las como estratégias de mediação e democratização do acesso à informação/arte. Trata-se de um recorte teórico, documental, exploratório e qualitativo; o norte interdisciplinar da Arquivologia com a Museologia fez-se essencial ao processo investigativo, para fins de assimilação quanto à natureza do “documento”, não outro, senão o “documento de arquivo-museu” que, pela ótica curatorial, tem seus valores probatório, testemunhal, artístico e patrimonial, tendo como foco, sobretudo, a acessibilidade. Em síntese, registramos nossas primeiras impressões da relação entre a curadoria educativa, o arquivo-museu, a arte-literária e o acesso à informação.

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Author Biography

Marcos Ulisses Cavalheiro, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

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Published

2018-07-01

How to Cite

CAVALHEIRO, M. U. Curadoria educativa em arquivos-museus literários: reflexões iniciais. Archeion Online, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 67–79, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2018v6n1.37037. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/37037. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Artigo de Revisão