Arquivologia e sustentabilidade nas escolas

uma revisão da literatura

Authors

  • Viviane Barreto Motta Nogueira Universidade Estadual da Paraíba
  • Josivan Félix do Nascimento
  • Jacqueline Echeverría Barrancos Universidade Estadual da Paraíba
  • Eliete Correia dos Santos Universidade Estadual da Paraíba

Keywords:

Arquivologia, Sustentabilidade, Escolas, Educação Ambiental, Meio Ambiente

Abstract

The archivist is a multidisciplinary professional. His work encompasses the planning of document management policies and programs, organization, follow-up, advice and management of archival institutions and archive services. Therefore, knowing the current scenario of archival science and sustainability in schools in the face of anxiety in Brazilian and international research translates into an extremely important process. Thus, the objective was to carry out a synthesis of national and international literature on archival science and sustainability in schools. This is a literature review study, consisting of research with the theme archival science and sustainability as the main theme, between January 2018 and May 2023, in Portuguese, English and Spanish, published in Brazil in the following repositories: journals CAPES and Google Scholar. The following descriptors were used: "Document management", "Sustainability", "Schools". Therefore, review articles, dissertations, theses, bulletins and reports were excluded from the sample. of Bardin's Content in which the key terms were screened in IRAMUTEQ. Publications on Google Scholar (n = 15,700 | 99.9172%) and CAPES Journals (n = 13 | 0.0827%) were analyzed, totaling 15,713 articles found. In addition, two more prominent classes/clusters emerged: Class I - the textual forms "question" and "social" prevailed, and Class II - "school" and "study", both with p-value < 0.05. Thus, the studies focused on different variables on archival science and sustainability in schools, however, there has been a lack of studies in recent years, which highlights the need for research on the issue. Finally, this study demonstrated concepts, gaps and a current scenario that needs reflection.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Viviane Barreto Motta Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Recursos Naturais - Universidade Federal de Campina Grande (2013). Mestre em Desenvolvimento Regional - Universidade Estadual da Paraíba (2001). Bacharel em Administração - Universidade Federal da Paraíba (1993). Professora DE da Universidade Estadual da Paraíba (1998/Atual) dos Cursos: Administração (Campus I) e Arquivologia (Campus V), da Graduação e Pós-Graduação (presencial, EAD e remoto). Experiência administrativa como Chefe do Departamento de Administração e Economia (2007/2009- 2018/atual), Coordenadora Adjunta do Curso de Administração (2016/2018), Coordenadora do Curso de Administração (2003/2007), Coordenadora dos Cursos de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Recursos Humanos (2002) e Gestão Estratégica da Micro e Pequena Empresa (2003/2004). Avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de pesquisa Educacionais - INEP (2018/atual). Pesquisadora do CNPQ, Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão Organizacional Pública e Privada. Autora do livro Logística Reversa de Embalagens de Produtos Agrotóxicos (2017) e organizadora dos livros impressos e E-books: Pesquisa em Administração (2017) e Organização, Trabalho e Sustentabilidade (2017). Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica (PIBIC/PROBEX) e Monografias de Pós-Graduação, com ênfase em Logística Empresarial, Logística Reversa, Administração de Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Processos, Gestão Documental e Gestão Pública. e-mail: vivianemotta@servidor.uepb.edu.br

Josivan Félix do Nascimento

Estudante do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus V). João Pessoa - PB. e-mail: josivan.nascimento@aluno.uepb.edu.br  

Jacqueline Echeverría Barrancos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-Doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo (2021/2023), com a Pesquisa: Desenvolvimento de um Instrumento para Avaliação da Inteligência Organizacional nas Instituições de Ensino Superior. Doutora em Administração, na Linha de Pesquisa "Estratégias Empresariais", (2003). Mestre em Administração (1990) e Bacharel em Administração (1985), obtidos os três graus na UFPB. Atualmente é Professora Associada Nível "D" da Universidade Estadual da Paraíba Campus V. Ex Vice Diretora do Campus V (Indicada para a gestão de Fev a Abr/2023). Ex Diretora do Campus V - eleita para a gestão de 2016 à 2020 (UEPB). Ex-coordenadora do Curso de Bacharelado em Arquivologia da (UEPB), Ex Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração Pública a Distância da (UEPB) e Ex Coordenadora do Curso de MBA em Gestão de Pessoas (UEPB). Tem experiência em atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Na graduação atua como professora nos Cursos de Bacharelado em Arquivologia , atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Empreendedorismo (com ênfase em atividades de educação empreendedora. ii) Arquivologia (com ênfase em marketing, qualidade e recursos humanos). iii) Gestão Pública (com ênfase em Logística e estratégias organizacionais). e iv) Ciência da Informação (com ênfase em Inteligência Organizacional e Gestão do Conhecimento). e-mail: jacquebarrancos@servidor.uepb.edu.br

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras e Arquivologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia e coordenadora e professora permanente do PPGDARQ-UEPB/UFPB. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações educativo-culturais em arquivos, linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos, ações educativo-culturais e metodologias decoloniais em arquivos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia. e-mail: elietesantos@gsuite.uepb.edu.br

References

ALMEIDA, R. et al. Desafios à sustentabilidade em uma instituição de ensino superior na Bahia. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, p. 1-15, 2019.

BALBINO, G. M. S.; CHAGAS, C. A. Papel pedagógico do arquivista e sua inserção na difusão e mediação da informação. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 28, n. 57, p. 227- 238, 2018.

BARBOSA, G.; OLIVEIRA, C. T. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n.1, p. 323-335, 2020

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRANDSTETTER, M. C. G. O.; RIBEIRO, H. R. O. Causas de custos adicionais e impacto financeiro em obras públicas sob a perspectiva da gestão de risco. Ambiente construído, v. 20, p. 41-63, 2019.

BRASIL. Lei n.12.853, de 14 de agosto de 2013. Altera os arts. 5º, 68, 97, 98, 99 e 100, acrescenta arts. 98-A, 98-B, 98-C, 99-A, 99-B, 100-A, 100-B e 109-A e revoga o art. 94 da Lei n.9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para dispor sobre a gestão coletiva de direitos autorais, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2013.

BRITO, R. O.; CUNHA, C.; SIVERES, L. Gestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral-CE. Ciência & Educação, v. 24, n. 2, p. 395-410, 2018.

BRÜSEKE, F. J. O problema do desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 1995.

CALGARO, C. Desenvolvimento sustentável e consumo: a busca do equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. RELAÇÕES DE CONSUMO Meio ambiente, p. 45, 2009.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 15, p. 679-684, 2006.

CARVALHO, I. C. M. A pesquisa em educação ambiental: perspectivas e enfrentamentos. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 15, n. 1, p. 39-50, 2020.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CARVALHO, V. G.; ESTENDER, A. C. Conscientização ambiental contribuindo para eliminar o desperdício e ampliar as ações a favor do meio ambiente. Revista Desafios, v. 4, n. 2, p. 150-166, 2017.

CHALITA, G. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2002.

CLARO, P. B. O.; CLARO, D. P.; AMÂNCIO, R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração-RAUSP, v. 43, n. 4, p. 289-300, 2008.

COELHO, A. L. A. L. et al. Educação para sustentabilidade e gestão pública em uma escola estadual na cidade de João Pessoa–PB. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 12, n. 4, p. 23-38, 2018.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de AN Leontiev. Cadernos Cedes, v. 24, p. 44-63, 2004.

FERREIRA, L. C. et al. Educação ambiental e sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 2, p. 201-214, 2019.

FONTANELLA, B. J. B. et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública, v. 27, p. 388-394, 2011.

GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. S. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 5.ed. Campinas: Papirus,1995.

GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004.

LIRA, W. S.; CÂNDIDO, G. A. Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa. Eduepb, 2013.

LOURENÇO, M. L.; CARVALHO, D. Sustentabilidade social e desenvolvimento sustentável. RACE, Unoesc, v. 12, n. 1, p. 9-38, 2013.

MACEDO, M. et al. Revisão bibliométrica sobre a produção científica em aprendizagem gerencial. Gestão e Sociedade, v. 4, n. 8, p. 619-639, 2010.

MENTZ, B. L.; SCHREIBER, D. PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM ESCOLAS

TÉCNICAS. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 9, p. 880-897, 2020.

MOHER, D. et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement J. Chinese Integrative Medicine, v. 7, n. 9, p. 889-896, 2009.

MOIMAZ, S. A. S. et al. Análise qualitativa do aleitamento materno com o uso do software IRAMUTEQ. Saúde e pesquisa, v. 9, n. 3, p. 567-577, 2016.

MORAIS, S. C. B. et al. Tecnologia da informação e desempenho da gestão documental em uma Universidade Federal. Perspectivas em C. Informação, v. 25, p. 3-30, 2020.

NARCIZO, K. R. S. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. REMEA-Rev. Elet. do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, 2009.

RAMOS, E. C. Educação ambiental: origem e perspectivas. Educar em Revista, p. 201-218, 2001.

RODRIGUES, G. S. et al. O estado da arte das práticas didático-pedagógicas em Educação Ambiental (período de 2010 a 2017) na Revista Brasileira de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 1, p. 9-28, 2019.

SALVIATI, M. E. Manual do aplicativo Iramuteq. Planaltina, 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par- mariaelisabeth-salviati. Acesso em: 12 maio 2023.

Published

2023-09-30

How to Cite

BARRETO MOTTA NOGUEIRA, V.; FÉLIX DO NASCIMENTO, J. .; ECHEVERRÍA BARRANCOS, J.; CORREIA DOS SANTOS, E. Arquivologia e sustentabilidade nas escolas: uma revisão da literatura. Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. Edição Especial, p. 85–103, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/68137. Acesso em: 15 may. 2024.

Most read articles by the same author(s)