ARQUIVOS PESSOAIS E PROCESSO DE CRIAÇÃO
a dança em cena
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n2.60627Mots-clés :
arquivo pessoal, tipos documentais., documentos de processoRésumé
O presente artigo aborda as escolhas metodológicas para a organização do arquivo pessoal da dançarina Lia Robatto, tendo a identificação arquivística como ponto de partida para a investigação da gênese documental. Apresenta o diálogo transcorrido entre a Diplomática Contemporânea e a Crítica Genética para o estudo dos tipos documentais mais recorrentes no campo da Dança. Como resultado, apresenta a classificação das séries documentais, considerando os documentos de processo como norteadores para esta organização. Do ponto de vista histórico e de preservação da memória da Dança, os documentos de processo são indispensáveis, pois dizem respeito aos aspectos estéticos e formais experimentados durante a criação de uma coreografia e/ou espetáculo.
Téléchargements
Références
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998.
BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Arquivos pessoais são arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v. 45, n. 2, p. 27 39, jul./dez. 2009.
COOK, Terry. Arquivos pessoais e arquivos institucionais: para um entendimento comum da formação da memória em um mundo pós-moderno. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 129 150, 1998.
FREIXO, Aurora L.; SEVERINO, Ivana B. S.; GUIMARÃES, Maria Sofia VB. Acervo Lia Robatto: memória e dança na Bahia. In: OLIVEIRA, Lúcia M. V.; PANISSET, Bianca T. C.; OLIVEIRA, Isabel C. B. Arquivos pessoais e cultura: o direito à memória e à intimidade. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2016. 348p.
GOMIDES, José Eduardo e SILVA, Andrea Candida. O surgimento da expressão governance, governança e governança ambiental: um resgate teórico. Revista de Ciências Gerenciais, vol. XIII, nº 18, 2009.
HARPRING, Patricia. Introdução aos vocabulários controlados: terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais. São Paulo: Secretaria da Cultura do Estado: Pinacoteca de São Paulo: ACAM Portinari, 2016. 288 p. (Gestão e documentação de acervos: textos de referência; v.4).
HEREDIA HERRERA, Antonia. En torno al tipo documental. Arquivo & Administração, v. 6, n. 2, jul./dez. p. 25-50, 2007.
MCKEMMISH, Sue. Provas de mim: novas considerações. In: TRAVANCAS, Isabel; ROUCHOU, Jölle; HEYMANN, Luciana (Orgs.). Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
OLIVEIRA, Lúcia M. V. de. Modelagem e status científico da descrição arquivística no campo dos arquivos pessoais. 188p. 2010. Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo. USP/FFLCH: São Paulo, 2010.
ROBATTO, Lia. A aventura coreográfica. A Tarde, Salvador, 2 de jan. 1993. Seção Cultural, p.4.
ROBATTO, Lia. Entrevista concedida em 12 de setembro de 2017. Salvador.
ROBATTO, Lia. Dança em processo: a linguagem do indizível. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1994.
RODRIGUES, Ana Célia. Diplomática contemporânea como fundamento metodológico da identificação de tipologia documental em arquivos. 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008.
SALLES, Cecilia Almeida. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2008. (Série Trilhas).
SEVERINO, Ivana Bittencourt dos Santos. O arquivo pessoal de Lia Robatto: a dança em processo. 59 f. 2015.2 TCC (Graduação) - Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Salvador: 2015.
SEVERINO, Ivana B. S.; FREIXO, Aurora L. A dança em cena: procedimentos metodológicos para a classificação de um acervo pessoal à luz da crítica genética. Manuscrítica, São Paulo, v.32, p. 39-47, 2017.
SOTUYO BLANCO, Pablo; SIQUEIRA, Marcelo N. de; VIEIRA, Thiago de O (Orgs.). Ampliando a discussão em torno de documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais. Salvador: EDUFBA, 2016.
TRINDADE, Ana Lígia; DO VALLE, Flavia Pilla. A escrita da dança: um histórico da notação do movimento. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 201-223, set. 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).