ARQUIVOS PESSOAIS E PROCESSO DE CRIAÇÃO

a dança em cena

Autores

  • Ivana Bittencourt dos Santos Severino Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n2.60627

Palavras-chave:

arquivo pessoal, tipos documentais., documentos de processo

Resumo

O presente artigo aborda as escolhas metodológicas para a organização do arquivo pessoal da dançarina Lia Robatto, tendo a identificação arquivística como ponto de partida para a investigação da gênese documental. Apresenta o diálogo transcorrido entre a Diplomática Contemporânea e a Crítica Genética para o estudo dos tipos documentais mais recorrentes no campo da Dança. Como resultado, apresenta a classificação das séries documentais, considerando os documentos de processo como norteadores para esta organização. Do ponto de vista histórico e de preservação da memória da Dança, os documentos de processo são indispensáveis, pois dizem respeito aos aspectos estéticos e formais experimentados durante a criação de uma coreografia e/ou espetáculo.

 

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Publicado

28-12-2021

Como Citar

BITTENCOURT DOS SANTOS SEVERINO, I. ARQUIVOS PESSOAIS E PROCESSO DE CRIAÇÃO: a dança em cena. Archeion Online, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 3–17, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n2.60627. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/60627. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original